A convite do Ministério Público da Paraíba, a médica especializada em Mastologia Fátima Cristina Santos ministrou, na manhã desta segunda-feira, 21, uma palestra-aula sobre câncer de mama para os funcionários da Instituição lotados em Campina Grande, como parte da campanha ´Outubro Rosa´. O evento aconteceu no auditório do Complexo Promotor Ronaldo Cunha Lima, localizado no bairro da Liberdade. A abertura dos trabalhos foi feita pelo procurador-geral de Justiça Bertrand de Araújo Asfora.
Ao saudar a médica palestrante e os servidores, Bertrand Asfora destacou que o MPPB jamais poderia ficar de fora da campanha da importância do ´Outubro Rosa´, cujo principal objetivo é prevenir mulheres e homens do câncer de mama.
O procurador-geral de Justiça Bertrand Asfora destacou, ainda, a participação da Associação dos Servidores, que fechou parceria com o MPPB visando à realização do evento. Ele ressaltou ainda que realizando atividades de sua agenda como chefe do Ministério Público tanto em João Pessoa como em Campina Grande.
Durante a palestra, a médica Fátima Cristina Santos fez um breve relato sobre o câncer de mama no Brasil e no Mundo, os avanços da Medicina para o tratamento da doença e como as pessoas, principalmente mulheres, devem se cuidar na prevenção e da importância do diagnóstico precoce. Após a fala da especialista, a palavra foi facultada aos presentes, ocasião em que as dúvidas foram dirimidas pela expositora.
Ela explicou, dentre outros pontos, que, em casos de precedentes familiares, as mulheres devem começar a fazer o exame de mama já a partir dos dos 30 anos de idade. Independente de registros dessas ocorrências, a médica Fátima Cristina Santos revelou que costuma a indicar o exame às suas pacientes já aos 37 anos de idade.
De acordo com dados do Sistema Único de Saúde (SUS), o ano de 2012 registrou crescimento de 37% na realização de mamografias na faixa prioritária – de 50 a 69 anos – em comparação com 2010. Os procedimentos somaram 2,1 milhões no ano passado, contra 1,5 milhões em 2010. Se incluídas todas as faixas etárias, o número de exames realizados no último ano atingiu a marca de 4,4 milhões, representando um crescimento de 26% em relação a 2010.
O Instituto Nacional do Câncer (INCA) prevê, para 2013, o diagnóstico de cerca de 640 novos casos deste tipo de câncer na Paraíba.
Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB