Acessibilidade  |      

Perspectiva 2014: MP planeja ações nos municípios com pior IDH

O Ministério Público da Paraíba vai avançar ainda mais na atuação na área social, em 2014. Segundo o procurador-geral de Justiça, Bertrand de Araújo Asfora, serão planejadas e executadas ações nas áreas de saúde e educação nos dez municípios com pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado.

 

“Já conversei com as coordenadoras dos Centros de Apoio Operacional da Saúde e da Educação para termos uma ação firme nesses municípios com os piores índices que não condizem com o ideal de desenvolvimento humano. Estava dando uma olhada no ranking mais recente do IDH e temos municípios com 70% de analfabetismo e o Ministério Público tem que entrar firme nessa linha,”, afirmou Bertrand Asfora.

 

De acordo com o último ranking divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a Paraíba, apesar de ter melhorado, ainda continuar a ter o 5º pior Índice de Desenvolvimento Humano do Brasil. A metodologia do IDH leva em conta a esperança de vida ao nascer (longevidade), acesso ao conhecimento (educação) e padrão de vida, calculado pela renda per capita em agosto de 2010 (renda).

 

O procurador-geral destacou ainda que a instituição continuará com ações nas áreas da criança e do adolescente, do meio ambiente e do consumidor. “Vamos seguir nessa linha. Na área do consumidor, por exemplo, temos que ter uma atuação mais consistente da água. Vivemos uma das piores crises de seca dos últimos 70 anos e o MP tem que dar sua contribuição. Acredito que vamos chegar de forma mais consistente”, comentou.

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb