Acessibilidade  |      

MPPB inicia estudo para criação do 'Fórum Permanente de Segurança Pública Democrática de Defesa da Cidadania da PB'

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) inicia estudo para a criação do 'Fórum Permanente de Segurança Pública Democrática de Defesa da Cidadania do Estado da Paraíba', que irá debater com entidades representativas da sociedade, órgãos governamentais e principalmente a população diagnósticos e soluções para a diminuição da violência e da criminalidade.

A criação do Fórum foi discutida e definida na tarde desta terça-feira (13) durante mais uma reunião do Grupo de Trabalho Sobre Segurança Pública do MPPB, presidida pelo procurador-geral de Justiça, Bertrand de Araújo Asfora. Participaram da reunião o secretário-geral da instituição, Carlos Romero Lauria Paulo Neto, e os promotores de Justiça Osvaldo Lopes, Rafael Linhares, José Farias, José Guilherme Lemos e Ana Maria França.

As bases de criação do Fórum foram preparadas e apresentadas na reunião pelo promotor de Justiça José Farias, que também ficou encarregado de apresentar, na próxima semana, o projeto para a sua criação. O Fórum servirá para fomentar a criação e instalação de Conselhos Municipais de Segurança Pública nos municípios paraibanos, durante uma série de audiências públicas a serem promovidas nas chamadas 20 Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisp) do estado da Paraíba.

Presidido pelo Ministério Público da Paraíba, deverão integrar o 'Fórum Permanente de Segurança Pública Democrática de Defesa da Cidadania do Estado da Paraíba' representantes do Poder Judiciário, do Poder Executivo (estado e municípios), Ordem dos advogados do Brasil na Paraíba (OAB-PB), unidades de ensino superior, os próprios Conselhos Municipais de Segurança Pública, Defensoria Pública e veículos de comunicação.

Além do Fórum e o incentivo para a criação dos conselhos municipais, a reunião também definiu o planejamento de criação de grupos de estudos com pesquisadores das universidades paraibanas para trabalhar a temática relacionada à segurança pública e criminalidade.

Ainda na reunião desta terça-feira, a promotora de Justiça Ana Maria França apresentou relatórios sobre controle de procedimentos policiais nas delegacias paraibanas, resultantes das inspeções efetivadas pelo Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial (Ncap) do Ministério Público da Paraíba. Já o promotor Guilherme Lemos apresentou os estudos preliminares acerca da modernização da atuação das Promotorias Criminais do MPPB.

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb