Campina Grande sedia segunda reunião administrativa do Ministério Público da Paraíba
O procurador-geral de Justiça Bertrand de Araújo Asfora enfatizou o seu discurso, ao abrir na manhã desta terça-feira (9), em Campina Grande, na reunião administrativa com os promotores da 3ª Microrregião, no que foi realizado nas áreas de custeio e investimento durante o primeiro ano de trabalho da atual gestão do Ministério Público da Paraíba (MPPB).
De forma didática e sempre recorrendo aos números, o procurador-geral Bertrand Asfora mostrou aos cerca de 50 promotores de Justiça presentes ao encontro que, atualmente, as finanças do MPPB estão rigorosamente equilibradas. Segundo ele, isso possibilitou à atuação administração a realizar, nos últimos 12 meses, “arrojados investimentos”, a exemplo de reforma e ampliação de instalação física de promotorias, aquisição de equipamentos para deixá-las mais seguras e significativo avanço na área da tecnologia e informação, o que dá aos membros e servidores da instituição melhor condição para desenvolverem suas atividades com mais qualidade.
Outras conquistas assinaladas por Bertrand Asfora foram a criação da Seplag, da Subcorregedoria Geral, além de parcerias importantes firmadas com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). No caso dessa última, procuradores e promotores de Justiça têm a oportunidade de fazer cursos à distância. Essa qualificação, inclusive, poderá ajudá-los nos casos de remoções e proporções ao longo da carreira profissional.
Outro ponto importante levantado pelo procurador-geral se relacionou à construção do Complexo do MPPB, que será construído a partir do próximo mês de janeiro. Segundo explicou, o investimento previsto seria de R$ 80 milhões. Contudo, depois de analisar minuciosamente a questão, chegou-se à conclusão de que esse gasto estaria além da capacidade financeira da instituição.
Reduzir os números de 24 para 16 pavimentos foi a forma mais viável encontrada para garantir a obra. Com isso, os gastos vão ficar em R$ 20 milhões e o projeto arquitetônico original não sofrerá alteração e será executado com recursos próprios.
A reunião administrativa desta terça-feira aconteceu no auditório do MPPB em Campina Grande. Participaram os promotores de Justiça de Campina Grande, Monteiro, Prata, Sumé, Serra Branca, São João do Cariri, Cabaceiras, Boqueirão, Queimadas, Aroeiras, Umbuzeiro, Ingá, Alagoa Grande, Esperança, Pocinhos, Soledade, Juazeirinho, Taperoá e Alagoa Nova.
A terceira e última reunião administrativa vai reunir os membros das 4ª e 5ª Microrregiões: Patos, Catolé do Rocha, Brejo do Cruz, São Bento, Paulista, Pombal, Coremas, Itaporanga, Piancó, Santana dos Garrotes, Princesa Isabel, Água Branca, Malta, Teixeira, São Mamede, Santa Luzia, Sousa, Uiraúna, São João do Rio do Peixe, Cajazeiras, São José de Piranhas, Bonito de Santa Fé e Conceição. Ela acontece nesta quinta-feira (11), das 9h às 12h, na Câmara Municipal de Patos.
Na segunda-feira (8), aconteceu a reunião administrativa de João Pessoa, com as presenças dos promotores de Justiça das 1ª e 2ª Microrregiões Administrativas do MPPB: João Pessoa, Cabedelo, Bayeux, Santa Rita, Lucena, Rio Tinto, Mamanguape, Jacaraú, Cruz do Espírito Santo, Pedras de Fogo, Alhandra, Caaporã, Guarabira, Itabaiana, Pilar, Gurinhém, Mari, Sapé, Araçagi, Alagoinha, Pirpirituba, Pilões, Arara, Serraria, Solânea, Barra de Santa Rosa, Remígio, Cuité, Picuí, Cacimba de Dentro, Araruna, Bananeiras, Belém, Caiçara e Areia.
Esses encontros regionais têm como principal objetivo informar e tirar dúvidas dos promotores e procuradores de Justiça acerca do novo processo de comunicação institucional do MPPB, levando-se em conta as novas ferramentas de comunicação e os aplicativos para smartphones, os e-mails institucionais e o ‘MP-Virtual’.