Acessibilidade  |      

Ministérios Públicos da Paraíba e de Rondônia trocam experiências no campo da inclusão social

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público da Paraíba (MPPB), Bertrand de Araújo Asfora, recebeu no final da manhã desta quarta-feira (1º) a visita institucional da psicóloga Amanda Bruno, representando o procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Rondônia (MPRO), Héverton Alves de Aguiar. O objetivo da visita da psicóloga foi o de trocar experiências e conhecer de perto o convênio mantido pelo Ministério Público paraibano com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de João Pessoa, para a inclusão de alunos dentro do projeto 'MP para todos – iguais na diferença'.

“Nossa intenção é trocar informações a respeito do que deu certo e o que pode ser mudado e melhorado”, explica a psicóloga, que coordena um projeto semelhante e com o mesmo nome no Ministério Público de Rondônia. “Na verdade, o projeto da Paraíba é que serviu de modelo para nós, depois que, em 2012, o procurador-geral de Justiça de Rondônia viu este projeto durante uma visita ao Ministério público da Paraíba”, completa a psicóloga.

“Para nós é uma honra e um orgulho por termos contribuído com esse trabalho desenvolvido lá Rondônia. O nosso pioneirismo deu frutos”, comemora o procurador-geral Bertrand Asfora, que em fevereiro deste ano renovou a parceria com a Apae de João Pessoa. O projeto foi colocado em prática no MPPB em maio de 2012. Já a experiência do MPRO teve início em setembro de 2013.

O convênio do MPPB com a Apae ocorreu no dia 5 de maio de 2012 e o fruto da parceria foi o 'MP para todos – iguais na diferença', que faz a inclusão de pessoas com deficiência, sendo pioneiro entre os Ministérios Públicos do país. Já no dia 4 de fevereiro deste ano, o Ministério Público da Paraíba, por meio do procurador-geral Bertrand Asfora, renovou o convênio. No mesmo dia, quatro novos alunos da Apae começaram suas atividades nos setores da Procuradoria Geral de Justiça.

Na oportunidade, o secretário-geral do Ministério Público, Carlos Romero Lauria Paulo Neto, destacou: “Eles trazem a alegria de viver e o espírito amigo para a nossa instituição e nós contribuímos para a inclusão deles”. Hoje, a acolhida do projeto no MPPB fica por conta do diretor administrativo da instituição, Marcos Vinícius Cesário.

Por meio do projeto, os alunos da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais frequentam o órgão estadual, algumas vezes por semana, como forma de inclusão social.

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb