MPPB recebe visita institucional de comitiva do Ministério Público do Rio Grande do Norte
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) recebeu nesta quarta-feira (1º) uma comitiva de membros e servidores do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) que vieram à sede da instituição paraibana conhecer de perto o sistema de registro e gestão dos processos e procedimentos eletrônicos em tramitação no MPPB, mais conhecido como 'MP-Virtual'.
Acompanhado do seu chefe de gabinete e da promotora de Justiça Naíde Maria Pinheiro, além de oito técnicos da Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec) norte-riograndense, o procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Norte, Rinaldo Rei Lima, foi recebido pelo procurador-geral de Justiça paraibano, Bertrand de Araújo Asfora, pelo promotor de Justiça Octávio Celso Gondim Paulo Neto e pelos integrantes da Ditec do MPPB.
“Lá no CNPG, eu havia dito que vocês aqui na Paraíba tinham o melhor sistema. Mas agora eu digo que vocês têm a melhor equipe de técnicos na área da informática, da tecnologia da informação”, elogiou o procurador-geral do Rio Grande do Norte. “Isso é motivo de orgulho para o Ministério Público paraibano e fico feliz em trabalharmos nesta parceria”, completou Bertrand Asfora.
O 'MP-Virtual' do Ministério público da Paraíba será modelo para todos os demais Ministérios Públicos do país. A recomendação foi feita há duas semanas pelo Conselho Nacional dos Procuradores Gerais de Justiça do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), que considerou o sistema paraibano o melhor do Brasil.
O primeiro lugar do MPPB no ranking dos sistemas desenvolvidos pelos Ministérios Públicos estaduais está no 'Relatório de Avaliação de Sistemas de Automação dos MPs do Brasil', elaborado e entregue naquela semana ao CNPG, depois de uma avaliação técnica minuciosa feita pela Diretoria de Tecnologia da Informação do MPRN. No relatório, os técnicos destacavam: “Observa-se que, levando em consideração a avaliação de cada sistema com o peso de cada critério, a melhor pontuação obtida foi a do sistema 'MP-Virtual' do Ministério Público da Paraíba, que obteve uma nota de 89 pontos”.
A equipe técnica que avaliou os sistemas de cada estado considerou o do MPPB com as melhores funcionalidades. Em segundo lugar ficou o sistema do Ministério Público de Goiás (MPGO), com 73 pontos; em terceiro, o Ministério público do Mato Grosso (MPMT), com 64 pontos.
O sistema 'MP-Virtual' foi desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec) do MPPB e é integrado aos sistemas de Gestão de Pessoas e Diário Oficial. “Durante a sua análise, foi possível observar alguns aspectos bem interessantes: a possibilidade de acompanhar procedimentos em outras lotações; estrutura de modelos e documentos pendentes; integração com o Tribunal de Justiça da Paraíba (possibilidade de importar diretamente os dados básicos dos processos judiciais); e logística de distribuição e conclusão eficiente”, destaca o relatório técnico entregue ao CNPG.
Ainda de acordo com a avaliação dos técnicos do MPRN, o 'MP-Virtual' tem fluxo simples e intuitivo; possibilidade de selecionar assuntos genéricos na árvore da taxonomia; ferramenta de integração com o Diário Oficial; relatório de atividades funcionais bem estruturado; consulta de assuntos da taxonomia; visualização completa e fluida dos documentos do procedimento; controle de prazos; e download do procedimento completo em formato pdf.