O procurador-geral de Justiça do Ministério Público da Paraíba, Bertrand de Araújo Asfora, participou, na última sexta-feira (13), da reunião dos chefes dos Ministérios Públicos estaduais e da União com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, na sede do Ministério Público Federal em Brasília.
No encontro, Janot pediu o apoio a um conjunto de medidas que estão sendo preparadas pela PGR com objetivo de contribuir no aperfeiçoamento das ferramentas de combate à corrupção e a recuperação de ativos. Todos os PGJs manifestaram-se positivamente à iniciativa anunciada por Janot.
Ainda durante o encontro, o PGR falou às demais lideranças da Instituição sobre os desafios do Ministério Público frente ao atual cenário político do país . Lembrou que a Constituição dotou o MP de um arcabouço jurídico que pode ser considerado especial em muitos sentidos. Disse também que, antevendo os desafios que a democracia brasileira enfrentaria, cuidou o constituinte de 1988 de "criar uma instituição destacada da esfera dos três poderes clássicos, a quem cometeu a responsabilidade de defender a sociedade brasileira, inclusive contra a força, às vezes, do próprio Estado".
Ofício
Na semana passada, o procurador-geral de Justiça do Ministério Público da Paraíba (MPPB), Bertrand de Araújo Asfora, encaminhou ofício, de forma urgente, ao Conselho Nacional dos Procuradores Gerais (CNPG), para que realizasse uma reunião com todos os procuradores-gerais do Brasil em favor de Janot, demonstrando-lhe apoio irrestrito no trabalho desenvolvido à frente da Procuradoria Geral da República.
“O Ministério Público precisa estar unido e seus membros sempre devem estar na defesa da instituição. Principalmente neste momento, diante do contexto decorrido da 'Operação Lava Jato'. O procurador-geral da República merece todo o nosso apoio”, explicou Bertrand Asfora. “Temos que reagir aos ataques e dar irrestrito apoio a Rodrigo Janot, na condução das investigações”.
Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB