O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), e o ex-presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado estadual Ricardo Marcelo (PEN), serão outorgados pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) com a 'Medalha José Américo de Almeida”. A proposta das homenagens é uma iniciativa do procurador-geral de Justiça da instituição, Bertrand de Araújo Asfora.
As duas propostas foram apresentadas na semana passada durante sessão ordinária do Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ) do MPPB e estão à espera de definição das relatorias, que serão escolhidas por meio de sorteio, de acordo com o que determina o rito do Colégio de Procuradores de Justiça. A medalha é a mais importante honraria concedida pelo Ministério Público da Paraíba.
Em sua justificativa para as propostas, o procurador-geral de Justiça lembra que tanto o governador Ricardo Coutinho quanto o deputado Ricardo Marcelo foram importantes na aprovação e criação do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério Público da Paraíba (MP-Procon). “A atuação do parlamentar e as iniciativas do governador foram fundamentais para a concretização do nosso MP-Procon”, destaca Bertrand Asfora.
Para o procurador-geral de Justiça, a atuação de Ricardo Marcelo no comando da Assembleia Legislativa e a sua diligência empreendida no sentido de dar celeridade aos projetos encaminhados pelo Ministério Público foram importantes para o MPPB. “E não foi só em relação ao MP-Procon. Também tiveram as matérias aprovadas alterando a Lei Orgânica do Ministério Público (Lomp), as alterações da lei da Ouvidoria e o Plano de Cargos Carreira e Remuneração (PCCR) dos servidores”.
Em relação a Ricardo Coutinho, Bertrand Asfora ressalta: “Em sua administração no governo estadual, Ricardo apoiou o Ministério Público da Paraíba em ações como a apresentação de emenda à Constituição da Paraíba que facultou ao MPPB ter o MP-Procon, criado pela Lei Complementar 126, de 12 de janeiro de 2015".
Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB