O procurador-geral de Justiça do Ministério Público da Paraíba (MPPB), Bertrand de Araújo Asfora, entregou na tarde desta quinta-feira (27) três novos veículos (três camionetes) para compor a frota que atende aos serviços desenvolvidos pela instituição em prol da sociedade paraibana. Dois desses novos veículos foram para o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério Público da Paraíba (MP-Procon); e um terceiro atenderá às atividades do Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial.
A entrega das camionetes ocorreu oficialmente no gabinete do procurador-geral de Justiça, com as presenças da coordenadora do Ncap em João Pessoa, promotora de Justiça Ana Maria França Cavalcante de Oliveira; e dos diretores geral e regional do MP-Procon, respectivamente, promotores de Justiça Francisco Glauberto Bezerra e Sócrates da Costa Agra.
O Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial do Ministério Público da Paraíba foi criado a partir da Lei Complementar Estadual 97/2010 (Lei Orgânica do Ministério Público da Paraíba) e tem seu funcionamento regulamentado através da Resolução 14/2011 – CPJ.
O controle externo da atividade policial pelo Ministério Público tem como objetivo manter a regularidade e a adequação dos procedimentos realizados e executados nas delegacias de polícia: inquéritos policiais e termos circunstanciados de ocorrências, bem como a integração das funções do Ministério Público e das polícias voltadas para persecução penal e o interesse público.
O comprometimento do Ncap consiste no contínuo e permanente controle da legalidade, e no combate do abuso de autoridade ou qualquer violação aos direitos humanos praticados por policiais, civis ou militares, ou quaisquer servidor que detenha parcela de poder de polícia, à exemplo de agentes penitenciários e bombeiros policiais militares, no exercício da sua atividade-fim policial.
Já o MP-Procon, criado na atual gestão, é um ambiente institucional próprio do Ministério Público, sem rivalizar com o Procon estadual e com o Procon de João Pessoa. O MP-Procon tem um diretor-geral e uma diretoria regional em Campina Grande, como órgãos de execução, com atribuição em todo o estado de fiscalização das relações de consumo no âmbito coletivo e difuso, prevenindo e reprimindo danos aos consumidores.
Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB