O procurador-geral de Justiça, Bertrand de Araújo Asfora, foi saudado, durante sua solenidade de posse ocorrida neste sábado (29), no Centro de Convenções de João Pessoa, pelo procurador de Justiça Valberto Lira, pelo advogado Rembrand Asfora e pelo promotor de Justiça Francisco Bergson , em nome, respectivamente, do Colégio de Procuradores, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Associação Paraibana do Ministério Público (APMP).
O procurador Valberto Lira iniciou seu discurso destacando que o Ministério Público é uma instituição essencial ao sistema de Justiça e que deve atender aos interesses dos cidadãos. Ele ressaltou também a atuação do procurador-geral, no seu primeiro mandato, que foi com serenidade, dignidade, talento e competência, com prática responsável e independente.
Valberto Lira também falou sobre a importância de um Ministério Público forte e independente e da necessidade de se ter consciência de que a legitimidade e autoridade são construídas com trabalho diário, dialogal e compartilhada com os membros da instituição.
Rembrand Asfora, filho mais velho do procurador empossado, falou em nome da OAB destacando os avanços do Ministério Público nos últimos anos, como o as obras realizadas, o concurso público para servidores realizado e o combate à corrupção e ao crime organizado. “O Ministério Público é a casa do povo e a este deve servir”, disse.
Sobre o procurador e pai, Rembrand enfatizou as qualidades como membro do MP, como cônjuge e pai, em especial o caráter democrático e os trabalhos empreendidos desde o início da carreira na instituição.
Já o presidente da APMP, Francisco Bergson, também enfatizou os avanços institucionais do MPPB nos últimos anos apontando que o quadro da instituição hoje é de organização e planejamento, com equilíbrio. “A classe teve a sensatez de reconhecer o trabalho”, disse.
Ele também falou sobre os desafios da nova gestão e que acredita na seriedade e compromisso da gestão para proporcionar condições para os promotores e procuradores de Justiça exercerem suas atribuições, chamando a atenção principalmente para a estruturação física e de servidores das Promotorias do interior.
Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB