O Ministério Público da Paraíba (MPPB) está estudando o redimensionamento das Promotorias de Justiça da instituição. Na manhã desta quinta-feira (17), o procurador-geral de Justiça Bertrand de Araújo Asfora, em reunião administrativa, determinou o início da coleta de dados acerca da realidade da instituição no que diz respeito aos números referentes às Promotorias de Justiça, mais especificamente aquelas que se encontram vagas.
“Nosso objetivo é melhorar ainda mais a atuação do Ministério Público em favor da sociedade e aprimorar a racionalidade das atividades desenvolvidas pela instituição, por isso que, nesta primeira fase, vamos fazer um levantamento atualizado de quantas Promotorias estão vagas e há quanto tempo estão sem promotor”, explica o procurador-geral Bertrand Asfora, adiantando que, o próximo passo após esse levantamento de dados, será a criação de uma comissão especial para aprofundar a possibilidade de redimensionamento da instituição.
“Esse assunto vai ser discutido com todos os membros da instituição, com a realização de encontros regionais ainda a serem agendados. Vamos ouvir todos os promotores e depois encaminhar o tema para ser avaliado pelo Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ)”, garante Bertrand Asfora. “Precisamos ver quantas e há quanto tempo essas Promotorias de Justiça estão vagas. Nesses estudos, vamos sempre preservar os direitos de todos os promotores”.
Participaram da reunião os promotores de Justiça João Arlindo Corrêa Neto (secretário-geral do MPPB) e Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho (assessor técnico da Procuradoria Geral de Justiça – PGJ); e os servidores Marcos Vinícius Cesário (diretor administrativo), Ricardo Acioli (diretor de Apoio Funcional – Diafu), Lílian Machado (assessora do Conselho Superior do Ministério Público – CSMP) e Kálida Jeica Fernandes de Araújo (chefe do Departamento de Recursos Humanos). De acordo com dados preliminares, atualmente haveria aproximadamente cerca de 63 cargos vagos de promotores de Justiça no MPPB, entre titulares e substitutos.
Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB