Os promotores de Justiça Clístenes Bezerra de Holanda e José Guilherme Soares Lemos foram empossados na manhã desta quinta-feira (1º), respectivamente, na Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e na Coordenação da Comissão de Combate aos Crimes de Responsabilidade e Improbidade Administrativa (Ccrimp) do Ministério Público da Paraíba (MPPB). Os atos foram assinados pelo procurador-geral de Justiça, Bertrand de Araújo Asfora.
“É uma satisfação, uma alegria, neste momento profissional da minha vida no Ministério Público da Paraíba. Recebo essa missão com muita responsabilidade e vou corresponder com o meu trabalho em favor da instituição”, sintetizou o promotor José Guilherme Lemos, que substitui no cargo ao agora secretário da Seplag, Clístenes Bezerra.
“Assumir qualquer cargo no Ministério Público é dar à instituição uma contribuição diferenciada. Receber essa oportunidade não é um privilégio, mas uma oportunidade de poder contribuir para os serviços do Ministério Público”, discursou o secretário Clístenes. “É um sentimento de muita responsabilidade num órgão como a Seplag, responsável em pensar o futuro da instituição”.
Já o procurador-geral Bertrand Asfora aproveitou o momento da posse para reiterar o compromisso da atual gestão de mudar a realidade do Ministério Público. “É um momento importante de nossa história, em que devemos definir qual o tipo de serviço a oferecer à sociedade”, disse, anunciando: “Vamos instituir comissões especiais para levantamento de dados nos âmbitos do primeiro e do segundo grau. Precisamos de uma discussão profunda, arejada e democrática”.
No caso da Ccrimp, o procurador-geral elogiou o trabalho que foi desenvolvido pelo promotor de Justiça José Raldeck de Oliveira, hoje à frente do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (Caop) de Defesa do Patrimônio Público, mas fez uma recomendação a José Guilherme Lemos: “Precisamos dar um passo a mais; a Ccrimp tem que ser sentida em cada município deste estado (…) A sociedade tem que sentir a existência dos nossos órgãos lá (nos municípios)”.
Em relação à Seplag, o procurador-geral de Justiça voltou a enfatizar a importância do órgão em relação ao futuro da instituição, repetindo a missão, daqui para frente, de se pensar o redimensionamento das Promotorias de Justiça e a atuação dos Caops em favor dos promotores de Justiça.
Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB