Estudos para a ampliação do programa de grupos especializados de atendimento às demandas da sociedade e aos procedimentos extrajudiciais reprimidos nas Promotorias de Justiça em todo o estado foram discutidos no início da tarde desta segunda-feira (5), na sede do Ministério Público da Paraíba (MPPB), durante reunião do procurador-geral de Justiça, Bertrand de Araújo Asfora, com os promotores coordenadores dos Centros de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (Caops).
Também participaram dessa reunião o secretário-geral do MPPB, João Arlindo Corrêa Neto, o secretário de Planejamento e Gestão da instituição, Clístenes Bezerra de Holanda, e o coordenador da Assessoria Técnica da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho. “Um ato será publicado detalhando esse programa”, adiantou o procurador-geral Bertrand Asfora, acrescentando: “Temos que fazer mais com os mesmos recursos, dando uma resposta à sociedade por meio da racionalização, em busca de maior resolutividade”.
Esses grupos temáticos especializados vão atuar em todas as áreas: cidadão, saúde, meio-ambiente, criança e adolescente, patrimônio público, consumidor, educação etc. Eles serão acompanhados diretamente pelos Caops, coordenados pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e com funcionamento semelhante ao já existente Grupo Especial de Atuação na Defesa do Patrimônio Público (Geapp).
A reunião desta segunda-feira contou com a participação dos promotores de Justiça Osvaldo Lopes Barbosa (Caop da Cidadania e dos Direitos Fundamentais), Ranieri da Silva Dantas (Caop do Consumidor), José Raldeck de Oliveira (Caop do Patrimônio Público), Ana Carolina Coutinho Ramalho (Caop da Educação), Adriana de França Campos (Caop das Promotorias Cíveis e de Família) e Cláudia Cabral Cavalcante (Caop do Meio Ambiente). “Nosso objetivo com os grupos temáticos é zerar o passivo na área social de atuação do Ministério Público”, finalizou o procurador-geral Bertrand Asfora.
Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB