Acessibilidade  |      

Primeiro auxílio do GETC será para a 3ª Promotoria de Justiça Cumulativa de Sousa

A 3ª Promotoria de Justiça Cumulativa de Sousa será a primeira unidade ministerial a receber o auxílio do Grupo Especial de Tutela Coletiva (GETC). O requerimento, encaminhado na última quarta-feira (7) pelo promotor de Justiça Stoessel Wanderley de Sousa Neto, foi deferido nesta terça-feira (13) pelo procurador-geral de Justiça do Ministério Público da Paraíba (MPPB), Bertrand de Araújo Asfora. O GETC foi criado na semana passada e publicado no Diário Oficial Eletrônico (DOE) da instituição na edição do dia 7 de outubro.

Em seu requerimento solicitando o apoio, o promotor Stoessel Wanderley lembra que ele se encontra em substituição cumulativa. “Levando-se em consideração a grande quantidade de procedimentos ativos, como também o fato de que apenas assumi esta unidade ministerial em 29 de junho do corrente ano”, justifica o promotor, que também é titular da 4ª Promotoria de Justiça de Sousa, com atribuição em matéria de Patrimônio Público e Fundações.

De acordo com levantamento realizado pelo cartório da Promotoria de Sousa, o quantitativo de procedimentos do cidadão ativos na 3ª Promotoria de Justiça é de 390, sendo 80 notícias de fato, 19 procedimentos preparatórios, 23 procedimentos administrativos, 33 inquéritos civis públicos e 235 procedimentos na área do 'Nome Legal'.

“Os promotores de Justiça com atribuições na defesa dos interesses difusos ou coletivos, interessados no apoio do Grupo Especial de Tutela Coletiva, devem fazer a solicitação por meio de requerimentos encaminhados à Procuradoria Geral de Justiça”, reforçou, nesta terça-feira (PGJ), o procurador-geral Bertrand Asfora.

Os requerimentos devem constar a indicação dos respectivos processos ou procedimentos e a área temática de cada um deles: criança e adolescente; consumidor; meio ambiente e dos bens de valor artístico, estético, histórico, urbanístico, turístico e paisagístico; patrimônio público, da fazenda pública e do terceiro setor; cidadania e dos direitos fundamentais; saúde; e educação. O atendimento às solicitações observa a ordem cronológica de recepção dos requerimentos.

O Grupo Especial de Tutela Coletiva (GETC) foi criado pelo Ato 078/2015 e publicado, com a regulamentação de suas atribuições, no Diário Oficial Eletrônico (DOE) da instituição na edição da última quinta-feira (7). De acordo com o ato, a criação do GETC atende à necessidade do Ministério Público paraibano de engendrar uma política efetiva de atuação na área protetiva dos interesses ou direitos coletivos, em sentido amplo, fomentando a atuação integrada e diferenciada, contribuindo para a redução de acervos existentes.

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb