A partir da próxima segunda-feira (26), a Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) do Ministério Público da Paraíba (MPPB), por meio da Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec), estará disponibilizando na Extranet aos membros da instituição um formulário para o encaminhamento de críticas e sugestões acerca do funcionamento do sistema do Processo Judicial eletrônico (PJe). As observações registradas nesses formulários serão, posteriormente, reencaminhadas ao Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) e ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O Processo Judicial eletrônico (PJe) é um sistema desenvolvido pelo CNJ em parceria com os tribunais de Justiça e a participação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para a automação do Judiciário. O objetivo principal da sua criação foi o de manter um sistema de processo judicial eletrônico capaz de permitir a prática de atos processuais, assim como o acompanhamento desse processo judicial, independentemente de o processo tramitar na Justiça Federal, na Justiça dos Estados, na Justiça Militar dos Estados e na Justiça do Trabalho.
Em agosto deste ano, com o objetivo de atender a uma resolução conjunta do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e do CNJ, o Ministério Público da Paraíba solicitou ao Tribunal de Justiça da Paraíba a integração entre os sistemas PJe, utilizado no Poder Judiciário paraibano, e o MP-Virtual, desenvolvido pelo MPPB.
“Nosso objetivo, além de atender à resolução conjunta, foi o de criar um padrão de comunicação entre o Judiciário e o Ministério Público, facilitando as atividades desenvolvidas por nossos promotores de Justiça e servidores ministeriais junto ao Tribunal”, avaliava, em agosto, o procurador-geral Bertrand Asfora. A Resolução Conjunta 3/2013 instituiu o Modelo Nacional de Interoperabilidade (MNI) entre o Poder Judiciário e o Ministério Público. Bertrand Asfora voltou a lembrar que tanto os promotores de Justiça quanto seus assessores vêm sendo treinados pelos técnicos da Ditec para a utilização do sistema.
Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB