Acessibilidade  |      

Promotores das 1ª e 2ª Microrregiões discutem a atuação dos Caops Temáticos para 2016

A Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ) realizou, na manhã desta segunda-feira (26), no auditório da sede da PGJ, a primeira das quatro reuniões de trabalho para ouvir os promotores de Justiça acerca da nova formatação de atuação dos Centros de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (Caops) para o ano de 2016.

O procurador-geral de Justiça, Bertrand de Araújo Asfora, explicou que o objetivo é construir um modelo de atuação dos Caops no apoio ao promotor. “Precisamos de um novo modelo de Ministério Público para aperfeiçoar sua atuação. Precisamos avançar no contexto social e apertar as mãos e as almas da cidadania”, disse.

Bertrand Asfora explicou que, a partir de 2016, o planejamento estratégico será desenvolvido pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), que deverá apresentar aos, em janeiro, um projeto de combate à corrupção. Já os Caops Temáticos vão atuar no apoio à atuação dos promotores juntamente com o Grupo Especial da Tutela Coletiva, criado recentemente.

O PGJ relatou as ações que vêm sendo desenvolvidas para estruturar o Ministério Público. Ele informou que até o final do ano serão entregues as Promotorias de Guarabira e de Sousa, a sede do MP-Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) e será assinada a autorização da licitação do Complexo do MP, em João Pessoa.

 

Projeto

Durante a reunião, o segundo subprocurador Valberto Lira apresentou o projeto “MP nas Comunidades”, uma das propostas de atuação dos Caops. De acordo com o projeto, a atuação começaria com a identificação das comunidades a serem atendidas; posteriormente, todos os Caops, juntamente com órgãos parceiros, fariam um diagnóstico das necessidades dessa comunidade nas suas respectivas áreas. Depois, um plano de ação com as propostas de apoio seria traçado e apresentado ao promotor, que escolheria as áreas de atuação.

Ouvidas as considerações e sugestões dos promotores das 1ª e 2ª Microrregiões presentes, foi aprovada a proposta de atuação dos Caops conforme demanda do promotor, que pode solicitar uma ação de todos os Caops conjuntamente em um município, conforme apresentado no projeto “MP nas Comunidades”, ou pode solicitar a atuação em uma área específica, de acordo com as necessidades dos municípios que integram a Promotoria.

Essa mesma reunião será realizada, nesta terça-feira (27), na Promotoria de Cajazeiras, a partir das 14h. Na quarta-feira (28), na sede da Promotoria de Patos e na quinta-feira (29), ocorrerá na sede do MP em Campina Grande.

 

Participação

A reunião contou com a participação do secretário-geral, João Arlindo Corrêa Neto, do secretário de Planejamento e Gestão, Clístenes Holanda e dos coordenadores dos Caops: Kátia Rejane Lucena (Caop Criminal) Osvaldo Lopes Barbosa (Caop da Cidadania e dos Direitos Fundamentais), Raniere da Silva Dantas (Caop do Consumidor), Paula Camillo Amorim (Caop da Saúde), José Raldeck de Oliveira (Caop do Patrimônio Público), Ana Carolina Coutinho Ramalho (Caop da Educação), Adriana de França Campos (Caop das Promotorias Cíveis e de Família) e Cláudia Cabral Cavalcante (Caop do Meio Ambiente).

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb