Acessibilidade  |      

Terceira reunião sobre os Caops é realizada em Patos

Foi realizada, na tarde desta quarta-feira (28), a terceira reunião de trabalho para ouvir os promotores de Justiça acerca da nova formatação de atuação dos Centros de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (Caops) para o ano de 2016. A reunião ocorreu na sede da Promotoria de Justiça de Patos.

Participaram da reunião, coordenada pelo procurador-geral de Justiça do Ministério Público da Paraíba (MPPB), Bertrand de Araújo Asfora, os promotores de Justiça que atuam na 4ª Microrregião do MPPB. O evento contou com a presença dos promotores de Justiça coordenadores dos Caops.

Segundo o procurador-geral, o objetivo é construir um modelo de atuação dos Caops no apoio ao promotor, de forma que o Ministério Público possa aperfeiçoar sua atuação. “Queremos um Ministério Público mais forte, mais próximo do povo, transformando a vida das pessoas mais pobres deste estado. Este compromisso vou honrar”, disse Bertrand Asfora.

Durante a reunião, o segundo-subprocurador de Justiça, Valberto Cosme de Lira, apresentou o projeto ‘MP nas Comunidades’, uma das propostas de atuação dos Caops. Conforme esse projeto, a atuação começaria com a identificação das comunidades a serem atendidas; posteriormente, todos os Caops, juntamente com órgãos parceiros, fariam um diagnóstico das necessidades dessa comunidade nas suas respectivas áreas. Depois, um plano de ação com as propostas de apoio seria traçado e apresentado ao promotor, que escolheria as áreas de atuação.

A atuação dos Caops ocorreria por solicitação do promotor interessado, conforme sua demanda, que pode solicitar uma ação de todos os Caops conjuntamente em um município, de acordo com o que é apresentado no projeto ‘MP nas Comunidades’, ou a atuação em uma área específica, de acordo com as necessidades dos municípios que integram a Promotoria.

De acordo com as mudanças propostas, a partir de 2016 o planejamento estratégico será desenvolvido pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), que deverá apresentar, em janeiro, um projeto de combate à corrupção. Já os Caops temáticos vão atuar no apoio à atuação dos promotores, juntamente com o Grupo Especial da Tutela Coletiva (GETC), criado recentemente.

Já foram realizadas outras duas reuniões de trabalho, na segunda-feira (26), em João Pessoa, para os promotores de Justiça que atuam na 1ª e na 2ª Microrregião do MPPB, e na terça-feira em Cajazeiras, para os promotores da 5ª Microrregião. Nesta quinta-feira (29), a reunião ocorrerá na sede do Ministério Público em Campina Grande.

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb