Os novos coordenadores de microrregiões com assento no Conselho de Gestão do Ministério Público da Paraíba (MPPB) para o biênio 2015/2016 vão tomar posse no dia 1º de dezembro, às 14h30, em solenidade a ser realizada na Sala de Sessões, localizada no terceiro andar do edifício-sede do MPPB, em João Pessoa. Os cinco coordenadores foram definidos na última semana de outubro, em eleições ocorridas em João Pessoa, Cajazeiras, Patos e Campina Grande.
Presidido pelo procurador-geral de Justiça, Bertrand de Araújo Asfora, o Conselho de Gestão é composto pelos cinco promotores eleitos (Carlos Romero Lauria Paulo Neto, da 1ª Microrregião; Leonardo Quintans Coutinho, da 2ª Microrregião; Uirassu de Melo Medeiros, da 3ª Microrregião; e Bruno Leonardo Lins, da 4ª Microrregião); e Stoessel Wanderley Sousa Neto, da 5ª Microrregião; e por três representantes da administração superior: procurador de Justiça Nelson Antônio Cavalcante Lemos (primeiro-subprocurador-geral de Justiça); promotor de Justiça João Arlindo Corrêa Neto (secretário-geral do MPPB); e promotor de Justiça Clístenes Bezerra de Holanda (secretário de Planejamento e Gestão – Seplag). Completam o Conselho de Gestão um representante do Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ) – procurador de Justiça Valberto Cosme de Lira – e o presidente da Associação Paraibana do Ministério Público – APMP (promotor de Justiça Francisco Bergson Gomes Formiga Barros).
O Conselho de Gestão é um órgão vinculado ao gabinete do procurador-geral de Justiça, criado pelo Ato PGJ 58/2010, com o objetivo de densificar o envolvimento de todo o Ministério Público na gestão orçamentária, administrativa e financeira. Sua importância está na construção de forma coletiva e democrática das ações do Ministério Público da Paraíba, para compartilhar, em linha de corresponsabilidade política, as questões que se referem à elaboração orçamentária, à organização administrativa e aos gastos e despesas respectivos.
“O Conselho de Gestão é um instrumento real, democraticamente utilizado nas decisões da administração superior, uma vez que seus representantes eleitos são escolhidos pela vontade dos membros da instituição nas cinco microrregiões do estado”, avalia o secretário-geral João Arlindo.
1ª Microrregião (João Pessoa)
Cabedelo, Bayeux, Santa Rita, Lucena, Rio Tinto, Mamanguape, Jacaraú, Cruz do Espírito Santo, Pedras de Fogo, Alhandra e Caaporã.
2ª Microrregião (Guarabira)
Itabaiana, Pilar, Gurinhém, Mari, Sapé, Araçagi, Alagoinha, Pirpirituba, Pilões, Arara, Serraria, Solânea, Barra de Santa Rosa, Remígio, Cuité, Picuí, Cacimba de Dentro, Araruna, Bananeiras, Belém, Caiçara e Areia.
3ª Microrregião (Campina Grande)
Monteiro, Prata, Sumé, Serra Branca, São João do Cariri, Cabaceiras, Boqueirão, Queimadas, Aroeiras, Umbuzeiro, Ingá, Alagoa Grande, Esperança, Pocinhos, Soledade, Juazeirinho, Taperoá e Alagoa Nova.
4ª Microrregião (Patos)
Catolé do Rocha, Brejo do Cruz, São Bento, Paulista, Pombal, Coremas, Itaporanga, Piancó, Santana dos Garrotes, Princesa Isabel, Água Branca, Malta, Teixeira, São Mamede e Santa Luzia.
5ª Microrregião (Sousa)
Uiraúna, São João do Rio do Peixe, Cajazeiras, São José de Piranhas, Bonito de Santa Fé e Conceição.
Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB