Acessibilidade  |      

Cidadania: editais licitatórios do MPPB deverão destinar 5% de empregos para reeducandos e ex-detentos

Todas as empresas que vencerem licitações de obras ou serviços para o Ministério Público da Paraíba (MPPB) terão que destinar 5% das vagas de emprego geradas para detentos ou ex-presidiários. Para que isso entre em prática, o procurador-geral de Justiça do MPPB, Bertrand de Araújo, já anunciou que deverá assinar e publicar nos próximos dias um ato administrativo para esse fim.

A medida segue um decreto assinado há cinco anos pelo governador Ricardo Coutinho (PSB), que regulamentou a Lei Estadual 9.430/2011, que institui o programa de ressocialização 'Cidadania é Liberdade'. No estado, a ação faz parte das políticas públicas de ressocialização comandadas pela Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), com o objetivo de proporcionar condições de cidadania ao detento que deixa o sistema prisional.

“Essa medida, segundo a Lei 9.430, deverá constar, daqui para frente, nos editais dos nossos processos licitatórios. A nossa intenção é atuar de modo ainda mais efetivo em colaboração ao governo do estado na tarefa de ressocialização daqueles que passaram ou estão no sistema prisional”, justifica o procurador-geral de Justiça, Bertrand Asfora. “É mais uma contribuição do Ministério Público em prol da sociedade e da cidadania”.

Bertrand Asfora lembra que o sistema penitenciário não tem como objetivo apenas a contenção dos detentos. “E a ressocialização e o desenvolvimento humano dessas pessoas também não é uma obrigação apenas do sistema. É uma responsabilidade de todos, de toda a sociedade. E o Ministério Público vai dar sua contribuição”, aponta o procurador-geral de Justiça.

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb