Os projetos do 'Planejamento Estratégico 2017 do Ministério Público da Paraíba' serão definidos após consulta popular, por meio de votação. O anúncio foi feito no final da manhã desta quarta-feira (23) pelo procurador-geral de Justiça, Bertrand de Araújo Asfora. “Vamos alicerçar nossas ações na construção dos projetos estratégicos por meio de consultas públicas na sociedade. É a população é quem vai dizer o que quer do Ministério Público”, adianta o procurador-geral.
As consultas públicas deverão ter início já no mês de abril e, na próxima semana, a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do MPPB estará apresentando ao procurador-geral de Justiça a formatação dessa consulta, com as metodologias a serem aplicadas, o cronograma das audiências públicas e as cidades-polos onde deverão ocorrer os eventos. “Pretendemos fazer duas consultas por mês”, define Bertrand Asfora.
De acordo com o procurador-geral, em cada uma das audiências públicas a serem realizadas, a população da região será convidada a participar, quando serão apresentados pelo Ministério Público o panorama de vários segmentos do estado: consumidor, meio-ambiente, segurança pública, saúde, educação etc. Ao final, o tema a ser transformado em projeto estratégico será definido por meio de votação.
“Quem vai definir nossas ações será a sociedade, por meio do voto, de maneira extremamente democrática. Cada região tem sua realidade e a população é quem sabe das suas necessidades prioritárias. Os projetos a serem colocados em prática em 2017 pretendem atender às necessidades a cada região do estado”, explica Bertrand Asfora.
Até então, anualmente os projetos do Planejamento Estratégico da instituição eram definidos de forma administrativa e disponibilizados aos promotores de Justiça por meio de encontros regionais promovidos pela Seplag, para que os membros, de forma autônoma, aderissem ou não a um ou mais projetos ofertados.
Em 2015, por exemplo, dos seis projetos estratégicos, três tinham a temática transversal de enfrentamento às drogas: 'Todos Contra as Drogas', 'Atenção aos Usuários de Drogas e à Família' e 'MP Combate'. Os outros três eram 'Agrotóxicos Controlados', '3R – Reduzir, Reutilizar e Reciclar' e 'Corrupção na Mira'.
Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB