Novo sistema para comunicação de substituição em atos processuais é disponibilizado na Extranet
A administração superior do Ministério Público da Paraíba (MPPB), por meio da Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec), está disponibilizando a partir desta terça-feira (26), na Extranet, o 'Sistema de Informatização de Substituição Automática', para comunicação de substituição em atos processuais por parte dos membros da instituição. O novo sistema funcionará de forma experimental por um período de 30 dias, de 2 de maio a 2 de junho.
“A fase experimental vai funcionar por um mês, período em que faremos uma avaliação do seu funcionamento para depois o sistema ser oficializado em definitivo”, explica o procurador-geral de Justiça, Bertrand de Araújo Asfora, lembrando que, a partir da próxima segunda-feira (2), o sistema vai gerar automaticamente as portarias de substituição.
O anúncio da disponibilização do novo sistema foi feito no final da manhã desta terça-feira pelo procurador-geral de Justiça durante uma reunião administrativa na sede do MPPB, em João Pessoa, que contou com a participação do secretário-geral, João Arlindo Corrêa Neto, do coordenador da Assessoria Técnica da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho, do coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), Lúcio Mendes Cavalcante, e de servidores que ocupam diretorias, chefias e coordenações da administração.
Na última terça-feira (19), em uma outra reunião, o corregedor-geral do MPPB, Luciano de Almeida Maracajá, já havia validado o 'Sistema de Informatização de Substituição Automática' desenvolvido pelos técnicos da Ditec. A apresentação foi feita pelo procurador-geral Bertrand Asfora, que já havia anunciado a criação desse novo sistema no início deste mês de abril.
Com esse novo sistema, será possível um levantamento estatístico das designações dos membros da instituição nas audiências, além de poder fazer um acompanhamento detalhado dos relatórios estatísticos por parte da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), da Corregedoria Geral, da Secretaria Geral (Seger) e da Diretoria de Apoio Funcional (Diafu).
Na prática, com essa ferramenta informatizada criada pela Ditec, os promotores de Justiça, por exemplo, poderão fazer a comunicação de suas ausências eventuais nas audiências do Ministério Público. “É uma ferramenta que deverá facilitar as atividades dos membros e da Secretaria Geral (…) O objetivo é o de organizar e agilizar as substituições”, destacou Bertrand Asfora na oportunidade.