Acessibilidade  |      

MPPB desenvolve novo projeto de comunicação institucional e anuncia edital para contratação de estagiários

O Ministério Público da Paraíba (MPPB), por meio de sua Assessoria de Imprensa, inicia neste mês de julho o desenvolvimento e a instalação de uma nova fase da comunicação da instituição, com o objetivo de fortalecer a imagem do MPPB, com ênfase na comunicação interna. “Vamos dar uma maior importância aos nossos canais internos, fortalecendo nossa imagem, que refletirá e contribuirá ainda mais para a transparência e o melhor atendimento à população”, adianta o procurador-geral de Justiça, Bertrand de Araújo Asfora.

O projeto foi apresentado ao procurador-geral de Justiça pelos servidores da Assessoria de Imprensa em uma primeira reunião técnica realizada no final da tarde dessa quinta-feira (30), em João Pessoa. Além do projeto, também foi repassada ao procurador uma minuta de edital para a abertura de um processo seletivo destinado à contratação de quatro estagiários de nível superior, para desempenhar suas atividades junto à Assessoria de Imprensa do MPPB.

Tanto o projeto quanto a sugestão de edital foram aprovados pelo procurador Bertrand Asfora, que determinou celeridade nesses processos. “Precisamos melhorar a nossa comunicação interna. Todos têm que estar inteirados das atividades institucionais desenvolvidas por todos. Isso reflete lá fora e contribui para a melhoria da prestação do nosso serviço à sociedade. A comunicação é um caminho importante para a nossa transparência e prestação de contas à sociedade”.

A minuta do edital foi encaminhada à Diretoria Administrativa do Ministério Público e deverá ser publicada nos próximos dias. Ela prevê quatro vagas destinadas ao setor de Assessoria de Imprensa. São elas: Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo; Comunicação Social – Habilitação em Relações Públicas; Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda; e Design Gráfico.

O projeto

O projeto apresentado ao procurador-geral de Justiça surgiu da necessidade de se incrementar a comunicação interna no Ministério Público da Paraíba, de modo a aproximar os membros (procuradores e promotores de Justiça) do trabalho realizado pela Assessoria de Imprensa.

“Outro ponto importante é a necessidade de fazer com que promotores e procuradores de Justiça conheçam o trabalho realizado pela Assessoria de Imprensa no portal de notícias, redes sociais (facebook e twitter), newsletter, programa de rádio e tevê”, aponta a jornalista Cristina Fernandes, da Assessoria de Imprensa do MPPB. “Conhecendo melhor o nosso trabalho, eles receberão de maneira mais rápida as informações sobre as ações na área fim e meio, podendo, dessa forma, colaborar com o envio de informações e peças para a elaboração de mais pautas e reportagens”.

“Temos como objetivos desenvolver projeto de comunicação voltado ao público interno, capaz de construir uma boa imagem institucional e motivar seus membros; e estimular os membros a exercerem seu direito de divulgar, via Assessoria de Imprensa, o trabalho realizado nas Promotorias e Procuradorias de Justiça”, explica o jornalista Alexsander Carvalho, também da equipe de assessores do MPPB. “Vamos aprimorar as estratégias e canais de comunicação entre a administração superior e os membros”, completa o jornalista Jorge Rezende, que coordena os trabalhos da Assessoria de Imprensa.

O projeto está estruturado em quatro grandes ações: pesquisa e diagnóstico; elaboração de “press kit”; ampliação do projeto 'Giro Pelas Promotorias'; e elaboração de campanhas institucionais. A primeira ação é uma pesquisa junto aos membros para fazer um diagnóstico sobre os canais que eles utilizam para receber informações a respeito da instituição e os canais que eles gostariam de receber essas informações. O tempo para a execução desse trabalho (que será feito através de entrevista pessoal ou por telefone com cada membro) está estimado em três meses.

Com base nesse diagnóstico, será elaborado e executado estratégias de comunicação mais eficazes para atingir os objetivos do projeto – inclusive, em relação às campanhas institucionais, com posts estáticos e animados na página do MPPB no facebook.

A segunda ação é a elaboração de um “press kit”, para apresentar a cada membro o trabalho feito pela Assessoria de Imprensa e a forma como eles podem acionar o setor para divulgar seu trabalho. A terceira e importante ação é a ampliação do trabalho já desenvolvido no programa de rádio 'Giro Pelas Promotorias', em que será criado, junto com o procurador-geral de Justiça, um calendário para que a equipe de comunicação vá até as Promotorias e Procuradorias e, junto com os membros e servidores, pegue material para produzir reportagens – para portal, jornal, rádio e tevê –, divulgando o trabalho que vem sendo realizado.

Concomitantemente, o setor de Assessoria de Imprensa irá elaborar, como quarta ação, campanhas institucionais que estimulem a integração e a valorização do público interno, reafirmando e integrando-o à cultura organizacional do Ministério Público da Paraíba.

Atualmente, a equipe de assessores do Ministério Público é composta por Alexsander Carvalho (jornalista), Almira Félix (jornalista), Anselmo Guimarães (jornalista), Cristina Fernandes (jornalista), Ernane Gomes (repórter-fotográfico), João Damasceno (diagramador), Jorge Rezende (jornalista) e Mônica Nóbrega (jornalista).

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */