Acessibilidade  |      

MPPB realiza 'Hackfest Contra a Corrupção' em parceria com UFCG e empresa de comunicação

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público da Paraíba (MPPB), Bertrand de Araújo Asfora, participa nesta quarta-feira (17), em Campina Grande, da apresentação e lançamento dos sites 'Eleições 2016' e 'Eu Fiscal', resultados de uma parceria entre o MPPB, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e o Jornal da Paraíba (integrante da Rede Paraíba de Comunicação). O evento acontece a partir das 8h30, no Garden Hotel Campina Grande.

Esses sites estão inseridos no 'Projeto Transparência', com o objetivo de disponibilizar consultas de interesse da sociedade civil para fins de acompanhamento da aplicação de recursos públicos, entre outras. Na ocasião, será oferecido um café da manhã para autoridades, empresários e representantes do mercado publicitário.

Por meio do Núcleo de Gestão do Conhecimento da instituição e apoio da Associação Paraibana do Ministério Público (APMP), o Ministério Público da Paraíba, também em parceria com a Rede Paraíba de Comunicação e com o Laboratório Analytics, do Departamento de Sistema e Computação, do Curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), realizará nos próximos dias 19, 20 e 21 o evento 'Hackfest Contra a Corrupção'. O evento ocorrerá na sede do MPPB, em Campina Grande.

Hackfest, também referido como hack day ou codefest, é o mesmo que hackathon, termo inglês formado pelos vocábulos to hack (fatiar, quebrar, alterar ou ter acesso a um arquivo ou rede); e marathon (maratona). Termo eventualmente aportuguesado para hackatona, é uma maratona de programação na qual hackers se reúnem por horas, dias ou até semanas, com o objetivo de explorar dados abertos, desvendar códigos e sistemas lógicos, discutir novas ideias e desenvolver projetos de software ou mesmo de hardware. Por ser um evento público, a maratona dá visibilidade e transparência a essas atividades, além de divulgar os novos produtos gerados.

“De um lado, o Ministério Público é capaz de fornecer dados importantes sobre essa atividade. O Laboratório Analytics, por sua vez, possui a expertise necessária para agregar e analisar esses dados para produzir conhecimento e aplicações que permitam à população ter uma maior participação no controle do estado. Assim, fazendo uso dos dados e expertise jurídica do Ministério Público e da capacidade científica do Laboratório Analytics, a população pode esperar por soluções tecnológicas para acompanhar as diferentes atividades dos gestores públicos”, explica o o promotor de Justiça Octávio Paulo Neto, coordenador do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) e do Núcleo de Gestão do Conhecimento do MPPB; e o diretor administrativo do MPPB.

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */