'Hackfest': promotor diz que empoderamento da população é “arma” contra a corrupção
O promotor de Jutiça Octávio Celso Gondim Paulo Neto, coordenador do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) e do Núcleo de Gestão do Conhecimento do Ministério Público da Paraíba (MPPB), defende a ideia de se empoderar cada vez mais a população, como um processo de libertação e de combate à corrupção. Octávio Paulo Neto é um dos idealizadores do 'Hackfest Contra a Corrupção', evento que acontece em Campina Grande até este domingo (21).
Para o promotor, tratar de corrupção é falar do dia a dia das questões éticas e morais, num momento em que a sociedade, de certa forma, está apodrecida, onde não se respeita nem mesmo as diferenças. “O maior instrumento de combate à corrupção é a luz, a transparência”, aponta o promotor, ressaltando: “Temos que nos despir do achismo e trabalhar os dados, que são um processo de libertação; a população precisa se empoderar (…) Temos que fazer e não filosofar”, destacou Octávio Paulo Neto, na abertura do 'Hackfest Contra a Corrupção', na noite dessa sexta-feira (19).
O evento, promovido pelo Ministério Público paraibano, em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e com a Rede Paraíba de Comunicação (Jornal da Paraíba), está acontecendo na sede do Complexo do Ministério Público em Campina Grande até as 20h deste domingo (21). Nos três dias do evento, cerca de 60 estudantes de cursos de Ciência da Computação (ou áreas afins), Direito, Design ou Arte e Mídia participam de uma competição em que o principal objetivo é o desenvolvimento de aplicativos contra o mau uso do dinheiro público.
O 'Hackfest', também chamado de hack day ou codefest, é uma maratona de programação na qual hackers se reúnem por longos períodos, com o objetivo de explorar dados abertos, desvendar códigos e sistemas lógicos, além de discutir novas ideias e desenvolver projetos de software ou até mesmo de hardware. Por ser um evento público, a maratona dá visibilidade e transparência a essas atividades, além de divulgar os novos produtos gerados.
O 'Hackfest Contra a Corrupção' está sendo realizado por meio do Núcleo de Gestão do Conhecimento do MPPB e com o apoio da Associação Paraibana do Ministério Público (APMP). A parceria do Ministério Público da Paraíba é com o Laboratório Analytics, do Departamento de Sistema e Computação, do Curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), e com o Jornal da Paraíba.