Em 2016, MPPB realizou duas edições do ‘Hackfest Contra a Corrupção’
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) realizou em 2016, de forma pioneira, duas edições do ‘Hackfest Contra a Corrupção’. A primeira delas ocorreu em agosto, nas dependências da sede do MPPB em Campina Grande, em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A segunda, no mês de outubro, foi realizada com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa.
“Não podemos deixar de mencionar os eventos do hackfest no ano de 2016, uma iniciativa do nosso Núcleo de Gestão do Conhecimento que nós criamos. O promotor de Justiça Octávio Paulo Neto é o coordenador e o hackfest é um negócio fantástico. Eu digo muito a ele isso: 'Octávio, isso a gente só vê na Europa'”, revela o procurador-geral de Justiça, Bertrand de Araújo Asfora.
“O hackfest é um convênio que nós criamos com as universidades para que os estudantes de tecnologia da informação possam ajudar na construção de softwares no combate à corrupção”, explica Bertrand. “Fizemos um em Campina Grande, o primeiro, e foram oito softwares que foram apresentados, e eles fazem isso em 48 horas. Começa o hackfest na sexta-feira e no domingo, à noite, nós já estamos premiando”.
A equipe Sherlock APP foi a grande vencedora da segunda edição do ‘Hackfest Contra a Corrupção’ promovida pelo MPPB que ocorreu de 7 a 9 de outubro deste ano na Universidade Federal da Paraíba. Cerca 60 estudantes (divididos em oito equipes) participaram do evento que ajuda a população a acompanhar os gastos públicos e o comportamento dos políticos e gestores públicos.
A segunda edição do ‘Hackfest Contra a Corrupção’ foi realizado pelo MPPB, por meio do seu Núcleo de Gestão do Conhecimento, em parceria com o Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba e o Laboratório de Transparência Pública (LabTransp) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB, a Controladoria Geral da União (CGU), a Controladoria Geral do Município de João Pessoa e com o apoio da Associação Paraibana do Ministério Público (APMP).
Na primeira edição, de 19 a 21 de agosto, a equipe Enquadrados foi a vencedora do 'Hackfest Contra a Corrupção', ocorrido em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e com a Rede Paraíba de Comunicação (Jornal da Paraíba), e realizado na sede do Complexo do Ministério Público em Campina Grande.
Também chamado de hack day ou codefest, o hackfest é uma maratona de programação na qual hackers se reúnem por longos períodos, com o objetivo de explorar dados abertos, desvendar códigos e sistemas lógicos, além de discutir novas ideias e desenvolver projetos de software ou até mesmo de hardware. Por ser um evento público, a maratona dá visibilidade e transparência a essas atividades, além de divulgar os novos produtos gerados.