Acessibilidade  |      

Vice-governadora acompanha visita técnica do MPPB às obras complementares da Transposição, em Monteiro

Acompanhado da vice-governadora da Paraíba, Lígia Feliciano (PDT); da prefeita de Monteiro, Anna Lorena de Farias Leite Nóbrega (PSDB); e do deputado federal Damião Feliciano (PDT-PB); o procurador-geral de Justiça do Ministério Público da Paraíba (MPPB), Bertrand de Araújo Asfora, realizou na manhã desta quinta-feira (23) inspeção nos trabalhos de finalização das obras complementares, de responsabilidade do estado e dos municípios, para a chegada das águas do Projeto de Integração e Transposição do Rio São Francisco, prevista para o próximo dia 6 de março, em Monteiro.

“Este trabalho mediado pelo Ministério Público é uma grande união da Paraíba para cuidar dela própria. Por isso é importante a presença da vice-governadora nesta visita de inspeção”, apontou o procurador-geral Bertrand Asfora. “Sempre confiei na força dos paraibanos e por isso sempre disse ao ministro da Integração de que a Paraíba não iria fazer vergonha alguma neste momento importante da nossa história”.

“Esta obra vai transformar a Paraíba e o governo do estado está engajado neste trabalho”, disse a governadora Lígia Feliciano, ressaltando que, com a chegada das águas da transposição, o governador Ricardo Coutinho (PSB) planeja projetos de irrigação para 16 mil hectares no estado, para a produção de milho, algodão, feijão, hortaliças etc. “O governo quer fazer isso”.

Já o deputado Damião Feliciano destacou: “Este é um trabalho conjunto, de todas as forças, a começar pelos ex-presidentes Lula (PT) e Dilma (PT), passando pela bancada federal paraibana em Brasília, o Ministério Público da Paraíba, os prefeitos da Região do Cariri... Esta obra vai mudar a vida da Paraíba”.

Na inspeção desta quinta-feira, foram visitadas as obras de alargamento e limpeza do Rio Paraíba e as estações de tratamento de esgoto da cidade de Monteiro. Acompanharam o procurador Bertrand Asfora o procurador de Justiça Valberto Cosme de Lira e os promotores de Justiça Clístenes Bezerra de Holanda (secretário-geral do MPPB) e Eduardo Barros Mayer, além de representantes de prefeituras, da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) e da Fundação Nacional da Saúde (Funasa).

Na terça-feira (21), em outra visita técnica, o secretário nacional de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional, Antônio de Pádua de Deus Andrade, já havia garantido ao ‘Comitê de Gestão da Crise Hídrica na Paraíba’ do MPPB, presidido pelo procurador-geral Bertrand Asfora, que, a contar do próximo dia 6 de março, as águas da Transposição do Rio São Francisco estarão chegando no Açude de Boqueirão (Açude Presidente Epitácio Pessoa) em 45 dias.

Nesse mesmo encontro de terça-feira em Monteiro e em Custódia (Pernambuco), a Cagepa também informava que, assim que as águas da Transposição chegarem em Boqueirão, o racionamento de água nos finais de semana na região de Campina Grande deverá ser suspenso de imediato.

 
 
 
 

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */