Acessibilidade  |      

MP vai apoiar campanha 'Síndrome de Down tem diretriz'

O procurador-geral de Justiça, Bertrand de Araújo Asfora, recebeu em seu gabinete, na tarde desta terça-feira (7), a sócia-fundadora do Instituto Primeiro Olhar, Israela Pontes, que entregou proposta de parceria para que o Ministério Público da Paraíba apoie a campanha 'Síndrome de Down tem diretriz', realizada pelo Movimento Down. A reunião contou com a participação do 2º subprocurador-geral Valberto Lira.

Segundo Israela Pontes, o objetivo da campanha é divulgar as diretrizes de atenção à pessoa com Síndrome de Down do Ministério da Saúde que ainda não são amplamente conhecidas das famílias nem da comunidade médica.

Ela explicou que o Instituto Primeiro Olhar é uma organização sem fins lucrativos, fundada na Paraíba há menos de um ano, que acolhe famílias de pessoas com Síndrome de Down proporcionando apoio emocional, além de informações úteis e de qualidade. No Estado, o instituto é um ativador do Movimento Down, uma organização não governamental que produz conteúdos diversificados para ajudar famílias, profissionais e o público em geral a combater preconceitos e a buscar condições efetivas de inclusão.

Ainda de acordo com Israela Pontes, a proposta da campanha é divulgar as cartilhas de diretrizes de atenção à pessoa com síndrome de down, como a do Ministério da Saúde e a do Movimento Down feita em parceria com o Hospital Albert Einstein. “A pessoa com síndrome de down tem muitas potencialidades que, muitas vezes, não são plenamente desenvolvidas por questões de saúde, daí a importância da divulgação dessas cartilhas”, disse.

“As pessoas com síndrome de Down têm maior probabilidade que o restante da população de apresentar algumas questões de saúde e, por essa razão, precisam ter um acompanhamento médico diferenciado. As Diretrizes de Atenção à Pessoa com Síndrome de Down explicam as principais ocorrências e estabelecem um calendário de acompanhamento médico, exames e vacinas indicadas, para que as pessoas com síndrome de Down possam ter uma vida plena e saudável. Compartilhem com seus amigos, familiares e médicos”, concluiu.

http://institutoprimeiroolhar.org.br/?p=111

 

MP para todos

 

O Ministério Público da Paraíba vem, desde 2012, desenvolvendo um projeto de inclusão social em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de João Pessoa. Por meio dele, alunos da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais frequentam o órgão estadual, algumas vezes por semana, como forma de inclusão social.

 

Dia internacional

 

O Dia Internacional foi criado pela Down Syndrome International e é comemorado desde 2006. A data escolhida foi 21 de março para representar a singularidade da triplicação (trissomia) do cromossomo 21 que causa esta ocorrência genética.

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */