MPPB intensifica e aprimora comunicação pelas redes sociais
Nos últimos nove meses, o Ministério Público da Paraíba (MPPB), por meio de sua Assessoria de Imprensa (Assim), tem intensificado, diversificado e aprimorado suas atividades na área da comunicação externa e interna, com o objetivo de fortalecer ainda mais a imagem da instituição e contribuir de forma eficaz para a transparência e na melhoria do atendimento à sociedade.
Nesses nove meses, as redes sociais foram os alvos principais do incremento institucional na comunicação do MPPB. No início do mês de julho do ano passado, por exemplo, foi criada uma conta no Instagram para divulgar as principais ações institucionais. O perfil é aberto e, para segui-lo, basta acessar o Instagram e buscar @mppb0ficial. Mais voltado para o público interno, o Instagram do MPPB já ultrapassa a casa dos 419 seguidores, sendo que 60 deles são membros da instituição (procuradores ou promotores de Justiça). Somente neste mês de março, foram registradas 2.725 visualizações nas postagens.
A criação da conta no Instagram integrou a nova fase da comunicação interna do MPPB – com consequências para o público externo –, estimulada pelo procurador-geral de Justiça, Bertrand de Araújo Asfora. Essa nova fase foi iniciada no dia 30 de junho do ano passado, quando um projeto foi apresentado ao procurador-geral de Justiça pelos servidores da Assessoria de Imprensa em uma primeira reunião técnica. Também houve um processo seletivo destinado à contratação de estagiários de nível superior para desempenhar suas atividades junto à Assessoria de Imprensa do MPPB.
Ainda no que diz respeito às redes sociais, a página do MPPB no Facebook registra 6.726 seguidores, com alguns números que chamam a atenção, como as sete mil pessoas alcançadas somente no mês de janeiro de 2017. Já no Twitter, são 6.203 seguidores, com 23 mil visualizações das postagens somente neste mês de março de 2017.
De acordo com um levantamento parcial da Assim, em 2016, por exemplo, foram publicadas 916 matérias no site da instituição. Somente nestes primeiros três meses do ano, o número de matérias publicadas já se aproxima da casa dos 250 releases. Quanto às matérias publicadas nos jornais impressos em 2016 sobre o MPPB foram de 560. Ainda no ano passado, foram produzidos e divulgados pela Assim 50 programas de rádio e 24 programas de tevê. Neste ano, até agora, são 11 programas de rádio e cinco programas televisivos.
A equipe de assessores do Ministério Público é composta por Alexsander Carvalho (jornalista), Anselmo Guimarães (jornalista), Cristina Fernandes (jornalista), Ernane Gomes (repórter-fotográfico), João Damasceno (diagramador), Jorge Rezende (jornalista), Mônica Nóbrega (jornalista) e os estagiários Pedro Cunha (relações públicas), Pedro Néri (jornalista) e Sanyo Brito (designer gráfico).