Acessibilidade  |      

Digital: 84,7% dos órgãos do MPPB estão no MPVirtual

Mais de 84% dos órgãos do Ministério Público da Paraíba já criam e movimentam seus procedimentos administrativos, judiciais e extrajudiciais no MPVirtual. A meta é atingir os 100% até o próximo mês de outubro. A previsão foi ratificada pelo Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação (Cometi), em reunião realizada na manhã desta terça-feira (19/06), na sala de sessões da Procuradoria-Geral de Justiça, em João Pessoa.

A reunião foi conduzida pelo procurador-geral de Justiça, Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho, com a participação do subprocurador-geral, Alcides Orlando de Moura Jansen, e dos promotores Rodrigo Pires de Sá, Rodrigo Marques da Nóbrega, Eduardo de Freitas Torres e Hebert Vitório Serafim de Carvalho, além dos servidores da Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec), que integram o Cometi: Uirá Alencar, Bruno Coitinho, Felipe Sette e Daniel Falcão.

De acordo com o diretor de Tecnologia da Informação, Uirá Alencar, este ano, foi concluída a virtualização da área administrativa. Agora, há um esforço concentrado para virtualizar os procedimentos judiciais e extrajudiciais. O trabalho de implantação do MPVirtual inclui o treinamento dos servidores das promotorias (através de vídeo-aulas e acesso a uma plataforma de testes), a configuração do sistema para atender às novas demandas, treinamento presencial na sede do MP e a fase de produção propriamente dita, que é o cadastro e movimentação dos processos das unidades recém-virtualizadas.

90% das cumulativas

Durante a reunião, foram detalhadas as atividades da Ditec, em relação à implantação do MPVirtual, que segue um cronograma pré-estabelecido e deve ser fechado em outubro. Já foram virtualizadas 90% das promotorias cumulativas (no interior do Estado) e, este mês, esse percentual deve atingir os 96%, ficando faltando apenas as promotorias de Princesa Isabel, Queimadas e São João do Rio do Peixe.

O procurador-geral, Francisco Seráphico, observou que o trabalho ganhou fôlego nos últimos meses, porque foi eleito como prioridade para o setor, saindo de 40% para 90% de virtualização das promotorias cumulativas. Já a virtualização das promotorias especializadas também já foi iniciada, restando 10 unidades em João Pessoa e Campina Grande, além das promotorias cíveis e criminais.

Hoje, o MPVirtual já atende mais de 700 usuários e sem prejuízo ao sistema. “Mesmo com mais usuários, não se verifica lentidão no sistema, porque foram feitos, nos meses de janeiro e fevereiro, trabalhos específicos de escalabilidade e disponibilidade para manter o sistema estável”, explicou Uirá Alencar.

Outros projetos

O Cometi também fez uma avaliação de outros projetos e ações que estão em andamento, a exemplo do aumento da velocidade da internet em 54 unidades do MP e a conclusão do Júri Radar, que vai permitir o acompanhamento dos julgamentos no Estado. Está em fase de conclusão o projeto Sonda, que teve seu escopo inicial aumentado e que permitirá o acompanhamento de todos os processos do segundo grau nos quais o MP seja parte. Em um segundo momento, o Sonda permitirá o acesso aos processos do 1º grau.

O novo modelo de ponto eletrônico para os servidores também é um projeto em andamento que deve ser concluído nos próximos meses. Também foi discutida a contratação do serviço de nuvem para armazenamento de informações do MPPB, a aquisição de um software para acompanhamento das obras e o desenvolvimento de projeto para acompanhamento de convênios e contratos, além da construção do novo site do Fórum Paraibano de Combate à Corrupção – Focco-PB.

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */