O Ministério Público da Paraíba (MPPB) e o Ministério Público Federal (MPF) celebraram, nessa terça-feira (29/04), um termo de compromisso para garantir o abastecimento de água na Vila Produtiva Rural Lafayette, no município de Monteiro. A comunidade foi realocada para a execução da transposição do Rio São Francisco, mas, após dois anos da chegada das águas ao Estado, os moradores ainda não conseguem produzir nos lotes, nem ao menos têm água para o consumo humano.
O termo de compromisso foi proposto pelo 2º subprocurador de Justiça do MPPB, Alvaro Cristino Pinto Gadelha Campos, e pela procuradora da República do MPF, Janaina Andrade de Sousa. Se comprometeram a executar as ações que devem viabilizar o abastecimento de água os representantes da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), da Prefeitura de Monteiro, da Câmara de Vereadores de Monteiro, da empresa CVR e da Vila Lafayette.
De acordo com o termo de compromisso firmado, a Vila foi idealizada para minimizar os impactos econômicos e sociais de 61 famílias que tiveram que sair de suas casas para que o projeto da transposição fosse realizado. No entanto, eles nunca tiveram acesso à irrigação e o sistema de abastecimento de água para o consumo humano nunca funcionou.
Desde 2017, o Ministério Público vem atuando para garantir a execução das obras complementares à transposição (que garantem que a água que já chega ao Estado chegue, de fato, às casas das pessoas), cobrando também a execução do sistema de agricultura irrigada para a comunidade, como consta no projeto.
De acordo com o procurador Alvaro Gadelha, o termo de compromisso objetiva suprir a demanda mais imediata, que é a água para o consumo humano, sendo que os órgãos ministeriais continuarão acompanhando e cobrando outras medidas relacionadas ao cumprimento do projeto.
As cláusulas do termo:
Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB