Acessibilidade  |      

Trinta e seis novos servidores tomam posse e já iniciam curso de capacitação

“É com grande satisfação que conseguimos concluir a nomeação de todos os servidores aprovados no concurso. Vocês são muito bem-vindos. A instituição irá acolhê-los de braços abertos. Vocês vêm para somar, para engrandecer ainda mais o Ministério Público para que a instituição preste, cada vez mais, um serviço qualificado à sociedade”. Essa foi a mensagem do procurador-geral de Justiça, Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho, aos 36 novos servidores aprovados no último concurso, durante a solenidade de posse realizada na manhã desta segunda-feira (22), no auditório da sede do MP-Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor), em João Pessoa.

A leitura do termo de posse foi feita pelo secretário-geral do MPPB, o promotor de Justiça Antônio Hortêncio Rocha Neto. Os novos servidores deverão entrar em exercício no prazo de 15 dias. Vinte e cinco técnicos ministeriais sem especialidade aturarão em 18 promotorias de Justiça. São elas: a Promotoria de Bananeiras, a de Boqueirão, de Cajazeiras, de Campina Grande, Esperança, Ingá, Itabaiana, Itaporanga, Monteiro, Picuí, Pocinhos, São João do Cariri, São Bento, Sapé, Sumé, Solânea, Sousa e Umbuzeiro. Quatro servidores assumirão o cargo de técnico em diligência e apoio administrativo nas promotorias de São José de Piranhas, Cuité, Picuí e Taperoá. Uma odontóloga assumirá o cargo na Promotoria de Campina Grande e dois servidores (um webdesign e um técnico em suporte) atuarão na Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec), em João Pessoa.

A solenidade foi marcada pela presença de muitos familiares dos novos servidores. Também participaram o diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf/MPPB), o procurador de Justiça José Raimundo de Lima; o diretor-geral do MP-Procon, o promotor de Justiça Francisco Glauberto Bezerra e chefes de departamentos e diretorias.

Nomeações

O procurador-geral de Justiça explicou que foi uma decisão da administração antecipar o cronograma de nomeações previsto em acordo firmado pelo MPPB com o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) para atender as necessidades decorrentes, principalmente, da recente reorganização dos quadros de servidores e de membros. Ela ressaltou que a medida foi viabilizada também devido às melhorias orçamentárias.

Do concurso realizado em 2015, foram nomeados um total de 118 servidores (treze a mais do que o número de vagas ofertadas, devido à necessidade de preenchimento de cargos criados por lei e de aposentadoria), sendo 86 nomeações feitas nos últimos dois anos.

O diretor do Ceaf, José Raimundo, deu as boas-vindas ao novo grupo e destacou a importância do trabalho prestado pelos servidores à sociedade. “É com muita alegria que o MP nomeia todos os concursados. Vocês estão entrando para uma instituição séria, que tenta a todo o custo cumprir o seu papel. Vocês serão servidores públicos e é importante compreendam que serão servidores a serviço da sociedade. O líder é aquele que mais serve”, disse.

Expectativa

Ariela Alves Monteiro Pessoa, 28 anos, conquistou uma das cinco vagas para o cargo de técnico ministerial sem especialidade da Promotoria de Campina Grande. Graduada em Direito e já tendo estagiado no Ministério Público de Pernambuco, ela disse que ter passado no concurso promovido pelo MPPB foi a realização de um sonho. “Acredito que será um excelente trabalho. Adorei a experiência de estagiar no MPPE e ouvi falar muito bem da Promotoria de Campina Grande. A expectativa é muito alta”, disse.

José Herbon de Morais Pereira, 28 anos, também integra o novo time e vai atuar na Promotoria de Esperança. “Vinha estudando para outros concursos, mas foi para esse que me dediquei mais. Já estagiei em uma promotoria e é um sonho passar nesse concurso. Poder exercer essa atividade é muito gratificante”, falou.

Os 36 novos servidores fazem parte do grupo de 44 aprovados no concurso realizado pelo MPPB que foram nomeados no último dia 28 de julho. Outro servidor deverá ser empossado nesta terça-feira (23). As demais vagas serão preenchidas nos próximos dias.
    
Curso

Após a assinatura de todos os termos de posse, os novos servidores iniciaram o curso de capacitação que está sendo promovido pelo Ceaf e que vai acontecer até quinta-feira, nos turnos da manhã e tarde. A partir de terça-feira (30), os novos integrantes do MPPB poderão entrar em exercício em seus locais de lotação.

O primeiro módulo foi ministrado pelo secretário-geral, Antônio Hortêncio e pelo diretor administrativo, Marcos Vinícius Cesário, e tratou sobre a estrutura do MPPB. “Essa é a terceira vez que o Ceaf organiza esse curso. A cada turma de novos servidores que assume, a gente faz o curso para que o servidor não chega 'tão verde' no local de trabalho. São noções sobre o que eles irão enfrentar no dia da dia de uma promotoria”, explicou.    

Até quarta-feira, serão abordados, por módulos, temas como 'procedimentos extrajudiciais'; 'Promotoria Modelo' (em que a equipe da Secretaria de Planejamento e Gestão vai apresentar a padronização das rotinas cartorárias e as atividades do técnico ministerial - diligência e apoio administrativo'); o funcionamento do sistema 'MP Virtual' e 'redação oficial'. Na quinta-feira (25/07), será realizada uma visita ao departamento ou órgão de lotação.

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */