Acessibilidade  |      

Posse: promotores de Justiça assumem gestão de centros de apoio e da Seplag

Três promotores de Justiça assumiram os cargos de secretário de Planejamento e Gestão (Seplag) e de coordenadores dos centros de apoio às promotorias de Justiça Cíveis e de Família e do Patrimônio Público, na manhã desta segunda-feira (02/09). Leonardo Quintans Coutinho, Liana Espínola Pereira de Carvalho e Leonardo Fernandes Furtado foram empossados pelo procurador-geral de Justiça, Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho, em solenidade que contou com a participação de outros membros da instituição. O desafio da administração do Ministério Público da Paraíba é fazer mais do que foi feito nos últimos dois anos, com a visão voltada à transformação social.

Seráphico destacou a importância da Seplag e dos CAOs, que ele considerou o “coração do Ministério Público”, para traçar a política institucional e atender as cobranças da sociedade por ações e projetos que tragam resultados efetivos. Ele agradeceu aos promotores que estiveram à frente dos órgãos nos últimos dois anos: Rodrigo Pires (Seplag), Elaine Alencar (CAO Cível e de Família), Alley Escorel (CAO Criança e Educação), Lúcio Mendes Cavalcante (CAO Criminal), Raniere da Silva Dantas (CAO Saúde, Consumidor e Meio Ambiente), e Leonardo Quintans (CAO do Patrimônio).

O procurador-geral destacou o trabalho realizado por cada um, através dos projetos estratégicos desenvolvidos nas cinco regiões do Estado e em outros que estão gerando ganhos sociais e ajudando a fortalecer a atuação do Ministério Público. “Foi um trabalho brilhante!”, disse. Ele também ressaltou o preparo dos promotores empossados na ocasião, destacando como cada um tem sido referência nos cargos que assumiram anteriormente: Leonardo Quintans, no CAO do Patrimônio; Leonardo Furtado, no Ceaf, e Liana Carvalho na Promotoria de Campina Grande.

Gratidão e compromisso

“Quero agradecer ao nosso procurador-geral de Justiça pela escolha do meu nome e registrar o compromisso com todos de realizar o meu trabalho da melhor forma possível no sentido de dar apoio aos promotores do Patrimônio Público”, disse Leonardo Furtado, coordenador, novo coordenador do CAO de Defesa do Patrimônio Público, da Fazenda e do Terceiro Setor.

 

 

A promotora Liana Carvalho, coordenadora do CAO Cível e de Família, falou de sua expectativa para o cargo: “Também quero agradecer a confiança depositada pelo PGJ e por toda a equipe pela indicação do meu nome para esse cargo de tanta responsabilidade por causa do trabalho magistral feito pela Dra. Elaine. Eu vou procurar buscar avanços na área de Família, principalmente, avanços extrajudiciais, porque acho que olhar para o futuro é olhar para o extrajudicial, que tem muito campo a ser explorado”, afirmou.

 

 

O novo secretário da Seplag, Leonardo Quintans, disse que o momento era de gratidão pela confiança: “Quero agradecer a Seráphico pela confiança e aos colegas que estiveram conosco na coordenação dos centros de apoio nos últimos dois anos. Assumimos agora esse desafio ainda maior, pedindo o apoio e a colaboração de todos, porque o trabalho da administração só surte efeito realmente quanto tem eco e apoio de toda a classe”.

 

 

“O MP é muito mais”

O 2º subprocurador-geral de Justiça, Alvaro Cristino Pinto Gadelha Campos, contou que pensou que o cargo na Subprocuradoria, que ocupa há um ano, lhe traria experiências apenas burocráticas, mas que se surpreendeu até mesmo com a atuação do Ministério Público junto à sociedade, a partir da vivência e do contato, principalmente, com os gestores dos centros de apoio.

“Há um ano, eu tinha uma visão da Subprocuradoria que eu achava que não iria me agradar. Eu tive o apoio do Dr. Alcides que me entusiasmou, mas também me surpreendi, e isso foi definitivo, numa reunião que eu tive a oportunidade de participar com os CAOs. Percebi que a sociedade teve a sorte de ter esses órgãos e que o Ministério Público é mais do que acreditava. Cada coordenador fez uma explanação do que estava fazendo e surgiu a ideia de união (de objetivos). É oportuno lembrar que Seráphico teve mais de 90% dos votos da classe e não foi somente união em torno de seu nome”, destacou.

“Uma porta aberta”

O 1º subprocurador-geral de Justiça, Alcides Orlando de Moura Jansen, também deu as boas-vindas aos novos empossados e destacou a relevância dos centros de apoio, não só para as promotorias, mas também para as procuradorias de Justiça. “Esse apoio tem se materializado no segundo grau. Não foram poucas as vezes que tivemos que fazer consultas aos órgãos. Nossa experiência mostrou que os coordenadores não são entregadores de trabalho aos promotores, mas são realmente suporte ao trabalho deles. Os centros de apoio são aquela porta aberta que o promotor sabe que pode bater quando tem algum tipo de dificuldade”, destacou.

O secretário-geral, o promotor de Justiça Antonio Hortêncio Rocha Neto, lembrou aos novos empossados que, mesmo com todas as realizações contabilizadas na primeira gestão de Seráphico, o desafio é grande. “Por mais que se tenha feito, sempre há muito a se fazer. Nesses dois anos na Seger, vimos que o Ministério Público não pode ser entendido como vários compartimentos isolados. A instituição é uma só e temos que trabalhar em conjunto. Quero agradecer os que fizeram um grande trabalho e parabenizar os que estão chegando. Todo esse sucesso de Seráphico não é só dele, é de todos os que fazem a administração e de todos os promotores em cada município do Estado. Parabéns ao MP que ganha três grandes valores assumindo esses cargos neste momento”, disse.

Além dos que tiveram oportunidades de falas durante a solenidade, acompanharam a posse dos novos dirigentes da Seplag e dos dois CAOs o procurador de Justiça, José Roseno Neto, e os promotores de Justiça, Abraao Falcão de Carvalho, Marcus Antonius da Silva Leite, Lúcio Mendes Cavalcante e Raniere da Silva Dantas, esses dois últimos continuam à frente do Centro de Apoio Criminal (CAOCrim) e do Centro de Apoio da Saúde, Meio Ambiente e Consumidor, respectivamente.

 

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */