Empossado novo coordenador da Ccrimp
“A gente sempre pode aprimorar, inovar e buscar avanços para prestarmos um serviço mais efetivo e qualificado à sociedade”, afirmou o procurador-geral de Justiça, Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega filho, durante posse do novo coordenador da Comissão de Combate aos Crimes de Responsabilidade e à Improbidade Administrativa (Ccrimp), do Ministério Público da Paraíba. O promotor de Justiça, Rodrigo Silva Pires de Sá, assumiu o cargo na tarde desta terça-feira (17/09), com o desafio de dar continuidade ao trabalho bem avaliado desenvolvido pelo órgão, nos últimos dois anos.
Seráphico agradeceu a colaboração do promotor de Justiça Eduardo Torres que esteve na coordenação da Ccrimp, destacando sua tranquilidade e equilíbrio e sua capacidade de reorganizar o setor, que sempre teve destaque na instituição por deter a atribuição da Procuradoria-Geral de Justiça de investigar e denunciar agentes públicos estaduais e municipais detentores de prerrogativa de foro especial, um papel cobrado pela sociedade. Ele também destacou a capacidade, a competência e a seriedade de Rodrigo Pires, ex-secretário de Planejamento e Gestão, cujo trabalho trouxe resultados positivos para a gestão e para a sociedade, a partir do planejamento estratégico.
O presidente da Ccrimp, o 1º subprocurador-geral de Justiça, Alcides de Moura Jansen, também destacou o trabalho dos dois membros, Eduardo Torres e Rodrigo Pires, agradecendo a passagem do primeiro pelo cargo e dando as boas-vindas ao segundo. “O trabalho do Dr. Eduardo foi primoroso. Por isso, não será fácil o trabalho do Dr. Rodrigo para aprimorar e fortalecer ainda mais esse órgão vital da instituição”, disse.
Já o secretário-geral do MPPB, Antonio Hortêncio Rocha Neto, que fez a leitura do termo de posse, igualmente elogiou o trabalho desenvolvido pelos dois membros, em suas respectivas funções nos últimos dois anos, destacando a parceria empreendida, principalmente, com Rodrigo Pires, em vários projetos da instituição nos quais a Seger e a Seplag trabalharam em conjunto e, por isso, os ganhos e proveito institucional foram maiores.
O recém-empossado coordenador da Ccrimp, Rodrigo Pires, agradeceu as palavras de todos, destacando que era um momento de retorno à Ccrimp (ele foi membro do órgão por seis anos), embora diferenciado. “Lá atrás os caminhos eram de terra batida. Com a evolução obtida com o trabalho de todos que passaram pelo órgão e, mais recentemente, coordenado por Eduardo Torres, capitaneado por Dr. Alcides e ombreado por Seráphico – meu caminho foi facilitado. Agradeço e posso dizer que, da mesma forma como me empenhei na Seplag, o farei neste novo cargo”, afirmou.
Além dos membros que tiveram falas e foram citados durante a solenidade de posse, participaram do momento as promotoras de Justiça, Fabiana Lobo e Paula Camillo Amorim, também membros da Ccrimp; os procuradores de Justiça, Álvaro Gadelha e José Raimundo de Lima; o presidente da Associação Paraibana do MP, Márcio Gondim, além dos promotores de Justiça, Leonardo Quintans, Amadeus Lopes, Bergson Formiga e Glauberto Bezerra.