Acessibilidade  |      

“Fim dos lixões”: prefeitos assinam acordo de não-persecução e TAC com o MPPB

Mais quatro prefeitos assinaram, nestas segunda e terça-feira (2 e 3), o acordo de não-persecução penal com o Ministério Público da Paraíba se comprometendo a não destinar mais os resíduos sólidos para os lixões. As reuniões e assinaturas foram feitas, no gabinete do procurador-geral de Justiça, Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho, em João Pessoa, na segunda-feira, pelos prefeitos Diogo Richelli (Nova Olinda) e Manoel Benedito de Lucena Filho (Malta) e, na terça-feira, pelos gestores José Lins Braga (Marizópolis) e Edmilson Alves dos Reis (Teixeira).

Eles também assinaram o termo de ajustamento de conduta se comprometendo a recuperar a área degradada em até cinco anos. O acordo de não-persecução penal e o TAC integram o projeto 'Fim dos Lixões', idealizado pela Procuradoria-Geral de Justiça, pela Comissão de Combate aos Crimes de Responsabilidade e Improbidade (Ccrimp) e Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente. O projeto tem o apoio do Ministério Público Federal, da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup), Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) e Ibama.

Na segunda, participaram da assinatura o procurador de Justiça Francisco Sagres e do coordenador do CAO do Meio Ambiente, promotor Raniere Dantas; neste terça, além do promotor Raniere Dantas, e do presidente da Associação Paraibana do Ministério Público, promotor Márcio Gondim, e o promotor Bergson Formiga.

O procurador-geral explicou aos prefeitos o objetivo dos acordos assinados de resolver definitivamente o problema dos lixões no Estado. Ele também afirmou que a equipe do MPPB está à disposição dos municípios para orientações técnicas com a finalidade de encontrar a solução mais viável para a destinação final dos resíduos.

Na semana passada, 47 prefeitos de municípios do Sertão assinaram o acordo de não-persecução e o TAC com o MPPB, durante reuniões em Patos e Sousa.

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb