Acessibilidade  |      

MPPB decreta luto oficial pela morte do ex-PGJ Júlio Paulo Neto

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) decretou luto de três dias pela morte do desembargador aposentado e ex-procurador-geral de Justiça, Júlio Paulo Neto. Ele faleceu na noite desse domingo (26/01), aos 80 anos, em João Pessoa e está sendo velado na Central de Velório Morada da Paz (Av. João Machado). O sepultamento será no cemitério Senhor da Boa Sentença, nesta segunda-feira (27/01), no bairro Cordão Encarnado, na Capital, às 16h.

Para o procurador-geral de Justiça, Francisco Seráphico, a morte de Júlio Paulo Neto representa uma grande perda para o Ministério Público. “Doutor Júlio foi procurador-geral de Justiça numa condição muito delicada da instituição. Ele fez uma grande gestão no MPPB. Muitas das estruturas que temos hoje são fruto de sua gestão, de seu trabalho”, disse.

Júlio Paulo Neto nasceu em Campina Grande e se formou em Direito em 1966 pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Ele ingressou no MPPB em agosto de 1968, para atuar como promotor de Justiça em Jacaraú. Também trabalhou nas promotorias de Justiça de Alagoa Nova, Solânea, Patos, Pilar, Santa Rita, Campina Grande e João Pessoa. Foi o primeiro coordenador do então 1° Centro de Apoio Operacional às Promotorias de João Pessoa (Caop). Tornou-se procurador de Justiça em 1996, atuou também como subprocurador e corregedor-geral da instituição. “Trabalhei ao lado dele, como promotor-corregedor. Ele marcou uma época no Ministério Público e construiu grandes pontes para que a instituição conseguisse chegar onde chegou. Ele foi pioneiro em muitas áreas como a criação da Comissão de Combate à Improbidade Administrativa. Ele sempre tentou expandir e estruturar o MPPB, tendo interiorizado muito a atuação do Ministério Público”, disse o 1° subprocurador-geral de Justiça, Alcides Jansen.
    
Marco histórico e legado

Júlio Paulo Neto foi o primeiro procurador-geral de Justiça do MPPB eleito pelo voto direto dos membros da instituição, tendo exercido dois mandatos entre agosto de 1997 e 2001. Foi vice-presidente e presidente do Colégio Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça, o CNPG. Em 2002, foi nomeado desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba. Além das posições no MPPB e Tribunal de Justiça, também atuou no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB) e assumiu interinamente por duas vezes o Governo do Estado.

O promotor de Justiça que atua na defesa do Patrimônio Público na Capital, Carlos Romero Lauria Paulo Neto, destacou o legado deixado pelo tio no MPPB, inclusive no combate à corrupção. “Sua trajetória de mais de 40 anos dedicados ao Ministério Público e à magistratura foi coroada de êxito e muitas realizações. Como o primeiro procurador-geral de Justiça escolhido a partir de eleições com a participação de todos os integrantes do Ministério Público, promoveu uma gestão inovadora e participativa, de muita coesão e engajamento entre os procuradores e os promotores de Justiça. Destaco, como exemplo disso, a criação da Comissão de Combate à Improbidade Administrativa, presidida por um procurador de Justiça e integrada por promotores de diferentes regiões do Estado, modelo até hoje adotado, que inaugurou uma nova fronteira de atuação institucional no combate à corrupção, que foi prosseguida e aperfeiçoada até os dias de hoje com resultados muito efetivos e relevantes para a sociedade”, explicou.

O presidente da Associação Paraibana do Ministério Público (APMP), o promotor de Justiça Márcio Gondim, também falou sobre o legado deixado pelo ex-PGJ e desembargador aposentado. “Dr. Júlio Paulo Neto foi um grande gestor do Ministério Público. Além do tino administrativo, ele foi um colecionador de amigos, pois seu cunho humanístico o fazia como um agregador de pensamentos e ações, um grande líder. Tive a honra de ingressar no MP, enquanto estagiário, na sua gestão. Dr. Júlio deixa saudades, fez história, deu exemplo”, disse.

 

Foto: Ascom/TJPB

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */