MPPB implanta teleconsulta médica para membros e servidores
O Ministério Público da Paraíba implantou o serviço de teleconsulta médica para o atendimento a membros e servidores, durante a epidemia de covid-19. Três profissionais estão atendendo as demandas de saúde do público interno via WhatsApp, em caráter excepcional e temporário, conforme previsto na Portaria 467 do Ministério da Saúde. Além da consulta, os médicos acompanham os pacientes também de forma remota, podendo inclusive, emitir atestados e receitas eletrônicas, quando julgam necessário.
A teleconsulta foi implantada após determinação do procurador-geral de Justiça, Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho, tendo em vista a situação atípica decorrente da pandemia de coronavírus, que restringiu o atendimento presencial no setor médico do MPPB. O serviço consta em um protocolo para a retomada das atividades presenciais que está sendo elaborado pela administração do órgão ministerial e deverá ser colocado em prática, quando houver as condições adequadas apontadas pelas autoridades de saúde para iniciar essa volta à normalidade. Algumas medidas já estão sendo tomadas para isso, entre elas a implantação da teleconsulta.
Suspeita de covid
Nos casos característicos de síndrome gripal, que podem indicar covid-19, os pacientes serão orientados a preencher e enviar, por via eletrônica, um questionário sobre seu estado clínico, bem como termo de responsabilidade sobre as informações prestadas. Todos serão monitorados a cada 48 horas, ou quando for determinado pelos profissionais de saúde, que poderão indicar outras providências. Todos que apresentaram sintomas devem procurar o setor médico, através da teleconsulta.
O protocolo estabelece que os médicos atenderão seus pacientes (membros e servidores) por meio de chamada de vídeo pelo aplicativo WhatsApp, seguindo os preceitos éticos e de confidencialidade, com registro em prontuário clínico. Caso ache necessário, o médico poderá solicitar a presença do paciente para exame físico complementar. Estão habilitados para a teleconsulta os médicos Ana Patrícia Aguiar, Daniele Albino Rafael e Edivaldo José Medeiros (ver contatos e horários de atendimento em card).