Acessibilidade  |      

Comitê de Tecnologia da Informação aprova cronograma de implantação da interoperabilidade

 

O Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação do Ministério Público da Paraíba realizou, nesta terça-feira (28/07), a primeira reunião ordinária de 2020 e aprovou o cronograma de implantação do projeto de interoperabilidade do MPVirtual com o PJe nas Promotorias de Justiça. Também foram discutidos os investimentos em tecnologia e a criação de um Núcleo de Inovação no MPPB.

A reunião foi presidida pelo procurador-geral de Justiça, Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho, e teve a participação do 1º subprocurador-geral, Alcides Jansen, dos promotores Leonardo Quintans (secretário de Planejamento e Gestão), Antônio Hortêncio Rocha Neto (secretário-geral), Cristiana Vasconcelos (promotora corregedora) e Rodrigo Nóbrega; do diretor de Tecnologia da Inform, Uirá Alencar; dos chefes dos Departamentos de Desenvolvimento, Bruno Coitinho, e Suporte e Redes, Felipe Sette; do assessor Daniel Falcão. Também participou o chefe do Departamento de Desenvolvimento e Gestão de Processo da Seplag, Jontaha Vieira.

O procurador-geral abriu a reunião fazendo um relato dos investimentos feitos pelo MPPB e destacando a exigência desse novo momento trazido pela pandemia do novo coronavírus de mais investimentos em tecnologia. Ainda conforme o procurador, o fato de o Ministério Público ser 100% virtualizado tornou a instituição mais preparada para este novo momento.

O PGJ também falou que para preparar ainda mais o MPPB para essa nova realidade será criado um Núcleo de Inovação em Tecnologia para trabalhar os dados produzidos pela instituição, que está a cargo da Seplag. “Estamos formatando esse núcleo que vai moldar o MP a essa nova realidade”.

O secretário de Planejamento de Gestão, ressaltou que a pandemia deu certeza de que o caminho é investir em tecnologia mais do que em obras de pedra e cal. Ele discorreu ainda sobre a criação do Núcleo de Inovação. De acordo com o secretário, o modelo está sendo formatado pela Seplag com a Diretoria de Tecnologia da Informação e a Diretoria Administrativa.

O núcleo vai trabalhar com os dados gerados pelo MPPB para contribuir no planejamento das ações institucionais. “Temos muitos dados e precisamos trabalha-los, pensar inovações para a instituição nas áreas meio e fim”, disse Leonardo Quintans, acrescentando que o MP possui na sua base de dados 5 milhões de documentos e 500 mil processos.

 

Interoperabilidade

A Ditec explicou o funcionamento do projeto de interoperabilidade do MPVirtual com o PJe. Entre os benefícios que serão gerados estão a importação automática de processos, a distribuição automática de processos nas Promotorias com um membro; a visualização de peças e a criação de minutas. Também foram apresentados os requisitos da implantação do projeto.

Também foi apresentado o cronograma de execução do projeto que prevê a implantação nas Promotorias Cumulativas com membro único até outubro deste ano e nas Promotorias com mais de um cargo de promotor até dezembro. O cronograma foi aprovado por unanimidade pelo comitê.

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */