PGJ participa de posse da mesa diretora do TJPB; discurso destaca atuação dos órgãos na pandemia
O procurador-geral de Justiça, Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho, participou na tarde desta segunda-feira (1/02) da sessão solene de posse da nova diretoria do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB). Foram empossados o desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides na Presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba para o biênio 2021/2022; e os desembargadores Maria das Graças Morais Guedes, Fred Coutinho e José Aurélio da Cruz para ocupar, respectivamente, a Vice-Presidência, a Corregedoria-Geral de Justiça e a Ouvidora.
Em seu discurso, o procurador-geral destacou a satisfação de participar, como representante do Ministério Público, dessa incumbência institucional. “A história do Tribunal vivencia, a cada dois, “o dia memorável da sucessão dos cargos de presidente, vice-presidente e corregedor-geral, ocasião em que se renovam as esperanças e sonhos com a ascensão dos empossados”.
O PGJ enalteceu o trabalho realizado pela diretoria anterior, capitaneada pelo desembargador Márcio Murilo, destacando que sempre atuou com desenvoltura, buscou a união, implantou reformas administrativas e institucionais importantes, elevando o conceito do Poder Judiciário paraibano. Ele também reconheceu a parceria e harmonia na relação do TJ com o Ministério Público.
Ainda em seu discurso, Francisco Seráphico apontou que a nova diretoria assume com a responsabilidade de conduzir os destinos do tribunal em um momento difícil de pandemia. “Um tempo novo, atípico, onde se mudaram os conceitos e se projetam profundas mudanças na vida política, social e econômica. Esta situação forçou a tomada de céleres decisões no âmbito dos Poderes, sempre baseadas em fatos e circunstâncias, de modo a preservar a qualidade e a eficiência dos serviços públicos".
O procurador-geral ressaltou ainda a atuação dos órgãos que integram o Sistema de Justiça durante a pandemia: o MP, o TJ, a Defensoria e a OAB-PB. “Utilizaram todas as ferramentas tecnológicas necessárias para evitar a descontinuidade e garantir a operacionalização dos serviços”, afirmou.
Ainda conforme o procurador, novas e crescentes demandas sociais exigem dos órgãos uma permanente reflexão e inevitável aperfeiçoamento institucional. “A missão deste tribunal é proporcionar um maior e mais célere acesso a justiça e a consequente resolução dos conflitos”, disse, complementando que isso exige uma gestão cada vez mais transparante e eficiente e um Poder Judiciário mais aberto, menos burocrático e mais próximo do cidadão.
O PGJ também enfatizou que administrar é “um processo contínuo de construção e aperfeiçoamento, de saber conviver com o contraditório, ouvir argumentos, agir com responsabilidade e compreensão, evitar injustiças, atributos essenciais que devem sempre manter acesa a luz do Direito e da Justiça”.
Ao final, foram enaltecidas a biografia, o saber jurídico,o conhecimento, a experiência e formação intelectual e moral dos integrantes da nova mesa diretora do TJPB. “Que as bençãos divinas iluminem os seus caminhos”.
Fotos: Gecom/TJPB