MPVirtual, Pandora e Thoth: sistemas do MPPB ganham destaque em cartilha do CNMP
Os sistemas “MP Virtual”, “Pandora” e “Thoth” - idealizados, desenvolvidos e implementados pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) - ganharam destaque nacional e passaram a integrar a segunda edição da cartilha recém lançada pela Comissão de Controle Administrativo e Financeiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CCAF/CNMP) sobre boas práticas de combate à corrupção e de gestão e governança dos Ministérios Públicos.
Além do MPPB, a publicação lançada no último dia 11 de maio, durante a 7ª sessão ordinária de 2021 do conselho nacional, também apresenta iniciativas consideradas de excelência no enfrentamento da corrupção e na gestão e governança provenientes de outros cinco Ministérios Públicos estaduais (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul) e do Ministério Público do Trabalho.
O conselheiro nacional e presidente da CCAF e da Comissão de Enfrentamento à Corrupção (CEC), Silvio Amorim, destacou que a cartilha tem como objetivo o compartilhamento de práticas institucionais inovadoras para que a instituição encontre resultados cada vez mais efetivos. “Os projetos são enriquecedores e certamente fomentarão e servirão de subsídio ao desenvolvimento de boas práticas de combate à corrupção e de gestão e governança nos Ministérios Públicos”, disse.
A primeira edição da cartilha foi publicada em novembro de 2020 e trouxe projetos de atuação dos Ministérios Públicos dos Estados do Acre, Amapá, Pará, Rondônia e Santa Catarina, além do MP Militar.
As publicações integram o plano de atuação da CCAF e da CEC que pautaram suas atividades, para o biênio 2020-2021, pelo aprimoramento do diálogo interinstitucional e fomento à gestão do conhecimento, refletidos, notadamente, em ações promotoras e propagadoras de boas práticas em todas as unidades e ramos do Ministério Público.
Boas práticas do MPPB
Pandora: é um sistema integrado de apoio à investigação desenvolvido pelo MPPB com o objetivo de disponibilizar aos membros da instituição e demais atores do sistema de Justiça modelos de análise de grande volume de dados que permitam a detecção, de forma sistemática, dos riscos de crimes contra a administração pública.
MP Virtual: sistema de gerenciamento de processos eletrônicos desenvolvido pelos próprios servidores do MPPB em 2012 a partir da cultura do software livre para virtualizar os processos institucionais e conferir maior celeridade à tramitação dos feitos. Sua implantação foi concluída em 2018, alcançando todas as promotorias de Justiça do Estado. A plataforma, além de permitir o gerenciamento de processos eletrônicos judiciais (de 1º e 2º graus), extrajudiciais e administrativos, também está integrada a outros sistemas de informação do MPPB, em especial o Diário Oficial Eletrônico e o Sistema de Gestão de Pessoas (GEP), o que facilita o trabalho diário dos membros e servidores e impacta diretamente nos níveis de produtividade.
Thoth: sistema desenvolvido pelo MPPB que possibilita a emissão de relatórios estatísticos e gerenciais de eficiência e produtividade para fundamentar a tomada de decisões administrativas de forma mais assertiva.
Clique AQUI para fazer o download a 2ª edição da cartilha do CNMP.
Com Ascom do CNMP