Acessibilidade  |      

PGJ realiza primeira reunião de trabalho com novos promotores de Justiça do MPPB

A Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ) realizou, na manhã desta sexta-feira (02/07), a primeira reunião de trabalho com os novos promotores de Justiça do Ministério Público da Paraíba. No encontro, eles puderam se familiarizar com os sistemas de processos e serviços do MPPB, tirar dúvidas sobre atos administrativos, financeiros e da área de tecnologia, entre outros. Os membros recém-empossados receberam da gestão a garantia de apoio, principalmente, nesse início da carreira. Eles vão assumir seus cargos em seis promotorias de Justiça do Sertão do Estado (Itaporanga, Piancó, Sousa, Cajazeiras, São José de Piranhas e São Bento), a partir da próxima segunda-feira (5/7). 

A reunião foi conduzida pelo procurador-geral de Justiça, Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho, auxiliado por outros membros da instituição, como o secretário-geral, Antônio Hortêncio Rocha Neto; a coordenadora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, Renata Luz, e o presidente da Associação Paraibana do Ministério Público, Leonardo Quintans. Ainda estiveram no encontro saudando os novos membros o corregedor-geral, Alvaro Gadelha Campos, e o 2º subprocurador-geral, José Roseno Neto.   

Francisco Seráphico falou de sua experiência nos primeiros anos de ingresso no Ministério Público, disse ao novos promotores de Justiça que era natural sentir dificuldades na carreira e, principalmente, nos primeiros momentos, mas que o Ministério Público é uma instituição forte, porque, dentre outras causas, seus membros compartilham saberes e se apoiam mutuamente em defesa da sociedade. “Não se acanhem de pedir ajuda quando precisarem, de perguntar quando tiverem dúvidas... Vocês terão mais segurança nos atos a partir da vivência do dia a dia. A Procuradoria-Geral, a Corregedoria e demais órgãos e seus membros estão aqui para dar esse apoio e orientação”, garantiu.

Diálogo, respeito e união
Já Antônio Hortêncio explicou como se dão alguns atos administrativos, como substituições, plantões, serviços extraordinários e requerimentos de promoção e remoção. Ele apresentou o portal institucional do MPPB e o funcionamento do MPVirtual, sistema no qual são processados todos os procedimentos da instituição. O secretário-geral também ressaltou a importância da prática para o aperfeiçoamento da atuação do promotor de Justiça e também se colocou à disposição dos recém-empossados para orientações que necessitem, ressaltando que a gestão preza pelo constante diálogo com seus membros.

O procurador de Justiça Alvaro Gadelha também colocou a Corregedoria à disposição dos promotores e ressaltou que um dos méritos da atual gestão é a política de união e o respeito ao trabalho desempenhado por cada membro e cada servidor. Ele adiantou que teria uma primeira reunião com os novos membros e a equipe da Corregedoria para aprofundar conhecimento, mas adiantou que o órgão estava à disposição dos promotores “a qualquer hora do dia ou da noite”. 

O procurador de Justiça José Roseno, que presidiu a Comissão do XV Concurso Público para Promotor de Justiça Substituto, pelo qual os novos membros ingressaram na instituição, também os saudou, desejando sucesso na jornada e acompanhou uma parte da reunião. 

Experiência e disposição
Da mesma forma, o presidente da APMP, Leonardo Quintans, colocou a associação à disposição dos novos membros, falando um pouco do seu funcionamento. Ele afirmou que poderiam acessá-lo para tirar dúvidas sobre atuação, principalmente, na área do patrimônio público, na qual adquiriu mais experiência considerando a recente coordenação do Centro de Apoio Operacional nessa área. A promotora Renata Luz falou do Ceaf e da atuação no combate a crimes contra a ordem tributária, também colocando-se à disposição dos novos promotores.

Os servidores Marcos Vinícius Cesário (diretor administrativo), Ubirajara Lucena (diretor financeiro) e George Freire (diretor de tecnologia da informação) apresentaram a cartela de serviços e o funcionamento dessas áreas no MPPB, com destaque para os treinamentos oferecidos, o ordenamento de despesas, a administração do patrimônio, o funcionamento do Diário Oficial Eletrônico, dentre outros.

Acolhidos 
Os novos promotores de Justiça demonstraram que sentiram-se acolhidos pelos membros da instituição e preparados para assumir seus cargos. A partir de segunda-feira assumem os cargos: Daniel Dal Pont Adriano (6º promotor de Justiça substituto de Sousa), Ana Luíza Braun Ary (7ª promotora de Justiça de Sousa), Bruna Marcela Nóbrega Barbosa Lima (2ª promotora de Justiça de Piancó), Carlos Davi Lopes Correia Lima (promotor de Justiça de São Bento), Eduardo Luiz Cavalcanti Campos (4º promotor de Justiça de Sousa), Filipe Venâncio Côrtes (3º promotor de Justiça de Cajazeiras), José Antônio Neves Neto (1º promotor de Justiça de Piancó), Larissa de França Campos (3º cargo de Sousa), Levi Emanuel Monteiro de Sobral (promotor de São José de Piranhas) e Paulo Ricardo Alencar Maroja Ribeiro (1º cargo de promotor de Justiça de Itaporanga). 

Ao final da reunião, houve entrega de equipamentos de trabalho para os novos promotores. Eles também receberam  o guia de relacionamento com as mídias e veículos de comunicação, elaborado pela PGJ, por meio da Assessoria de Imprensa. 

 

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */