Socioeducação: parceria do MP, órgãos e empresas garante profissionalização de adolescentes
A cooperação entre o Ministério Público da Paraíba (MPPB) e outras instituições com empresas do comércio de bens do Estado está garantindo profissionalização para adolescentes que cumprem medidas de internação no Sistema Socioeducativo do Estado da Paraíba propiciando oportunidades de inclusão social e mudança de vida. Nessa terça-feira (21/09), 19 adolescentes do Centro Socioeducativo Edson Mota e do Centro Educacional do Jovem receberam o certificado de conclusão do Curso de Aprendizagem Profissional em Serviços Administrativos - Jovem Aprendiz, em solenidade realizada no Sesc Cabo Branco, que contou com a participação do procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto.
O curso é fruto do termo de cooperação assinado, em 2019, pelo MPPB, Ministério Público do Trabalho (MPT), Tribunal de Justiça (TJPB), Defensoria Pública da Paraíba, Superintendência Regional do Trabalho, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano e a Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente "Alice de Almeida" (Fundac) com a Federação do Comércio de Bens e Serviços da Paraíba (Fecomércio) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-PB) para a realização de cursos profissionalizantes nos centros socioeducativos e representam o esforço das instituições de irem além da atividade puramente judicial e, através da atuação conjunta, desenvolverem uma política de socioeducação que ofereça oportunidades de futuro aos adolescentes após saírem das unidades.
Tudo isso foi apontado pelos próprios adolescentes formandos durante a solenidade de encerramento ao agradecerem as instituições, empresas e professores pelo apoio e ao ressaltarem que o curso trouxe benefícios valiosos e oportunidades importantes a todos.
Em seu discurso, o procurador-geral destacou a parceria das instituições para a realização do curso. "Vivemos um momento de pandemia que ainda é difícil pra todo mundo, mas conseguimos com muita habilidade e muita criatividade chegar até aqui. Isso foi um processo de construção. Várias entidades, órgãos e poderes se juntaram para propiciar essa política social de inclusão com essa formatura de jovens aprendizes”, disse.
Ao se dirigir aos adolescentes formandos, o PGJ incentivou-os a aproveitar as oportunidades. "Vocês que hoje estão se formando tenham em mente que é possível sempre mais no futuro. Tenha sempre esperança. Tenham em mente que o dia de hoje foi apenas um passo. Vocês são jovens e têm a vida toda pela frente. Aproveitem as oportunidades que as instituições que acreditam em vocês estão proporcionando. Parabéns a todos", afirmou.
Evento
Participaram da mesa o procurador-geral Antônio Hortêncio; o corregedor-geral de Justiça, desembargador Frederico Coutinho; o presidente da Fecomércio, Marconi Medeiros; a procuradora do trabalho Maria Edlene Lins Felizardo; o defensor público geral, Ricardo Barros; a auditora fiscal do trabalho da Superintendência Regional do Trabalho, Joana D'arc Sousa; e a presidente da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente "Alice de Almeida" (Fundac), Waleska Ramalho Ribeiro.
Estiveram ainda presentes na solenidade as promotoras de Justiça, Cristiana Vasconcelos (secretária de Planejamento e Gestão), Catarina Campos Gaudêncio e Márcia Betânia Casado e Silva, que atuam na defesa da Criança e do Adolescente; juízes, defensores públicos e familiares dos adolescentes formandos.
O curso de aprendizagem profissional em serviços administrativos teve carga horária de 1272 horas, contando com aulas teóricas e práticas. Para realização dos cursos, a Fecomércio montou nas duas unidades salas de aula e espaços de trabalho simulado.