Acessibilidade  |      

10 promotores de Justiça são empossados na segunda entrância

O procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto, empossou, na manhã desta sexta-feira (26/11), os 10 promotores e promotoras de Justiça que foram promovidos para a 2ª entrância pelo Conselho Superior do Ministério Público da Paraíba, em sessão realizada nesta quinta-feira (25/11). 

O termo de posse foi lido pelo secretário-geral do MPPB, Rodrigo Marques da Nóbrega. A solenidade foi acompanhada pelo 1º subprocurador geral, José Roseno Neto; pelo presidente da Associação Paraibana do Ministério Público (APMP), Leonardo Quintans; pela promotora corregedora Anne Emanuelle Malheiros (representando o corregedor-geral Alvaro Gadelha), e pelos promotores de Justiça Francisco Paula Lavor, Amadeus Lopes, Adriana França e Renata Luz.

O procurador-geral fez um histórico sobre o XV Concurso para Promotor substituto, desde a decisão de abertura do edital, na gestão do ex-PGJ Francisco Seráphico da Nóbrega, passando pela realização do concurso, com a interrupção causada pela pandemia, até a nomeação, em menos de seis, de 20 aprovados no certame. “Não podíamos viver o resto da vida com programas emergenciais. Era necessário a realização do concurso e nomeação de novos membros. Estamos nomeando 20 em menos de seis meses”.

Ele também falou sobre o Programa de Aposentadoria Incentiva lançado pelo MPPB que abriu espaço na carreira para um fluxo de editais mais rápidos. Também reiterou a disposição da gestão de nomear todos os aprovados no período de validade do concurso, com responsabilidade, organização e respeitando o orçamento. 

O PGJ também destacou que os 10 promotores empossados fazem parte da história da instituição por serem os primeiros a ser promovidos por salto, apontando a mudança realizada na Lei Orgânica que trouxe essa novidade para a instituição e que vai viabilizar a nomeação de mais 10 promotores substitutos, cujas portarias serão publicadas no Diário Oficial Eletrônico desta sexta-feira.

“Quero parabenizar a todos. O Ministério Público está muito bem representado por vocês. Além da capacidade técnica, você são excepcionais seres humanos e muitas vezes essa sensibilidade do ser humano importa um pouco mais que a capacidade técnica na solução de determinado conflito na Promotoria. É o jogo de cintura, a sensibilidade  e a humanização. A Procuradoria-Geral está sempre de portas abertas. Parabéns a todos e, principalmente, ao MP por ter vocês promotores titulares”, conclui o procurador-geral.

 

Gratidão

O promotor Levi Emanuel Sobral falou em nome dos empossados e expressou a satisfação de participar da posse. “O cenário que se observava oito meses atrás, durante curso de formação, era completamente diferente. A luta pra ficar entre os 10 foi muito intensa, certos de que não haveria segunda leva tão próxima. Esse é um cenário de sonho. Conseguimos em cinco meses algo inédito e inesperado que vai abrir a oportunidade para que outros 10 colegas ingressem e fortaleçam o MPPB”.

Ele também falou sobre a experiência dos primeiros cinco meses na instituição. “A experiência é por demais gratificante, vivenciar esses cinco primeiros meses como promotor. A instituição tem feito o possível para nos fornecer estrutura e apoio na realização de nossas atribuições. É gratificante servir à população da Paraíba com esforço, dedicação e comprometimento. Desejo aos colegas grande sorte. Tenho certeza de que o XV concurso vai agregar bastante porque são grandiossísimos valores”, acrescentou.. 

 

Felicitações

O 1º subprocurador-geral José Roseno Neto desejou sorte na continuidade da caminhada. “Minha felicidade é ver hoje vocês já ascendendo carreira com essa rapidez para compensar trabalho e sofrimento nos três anos no concurso. Parabéns a todos”.

O secretário-geral Rodrigo Nóbrega também felicitou os empossados e lembrou da importância dos pais na formação de cada um. “A caminhada é um exercício contínuo de burilamento da vida, de aprimoramento do ser humano. Vocês começaram com muito estudo, passaram etapas difíceis e hoje vão voltar com essa carta de força que é ser titular. Sejam proativos, se reinventem todo dia, porque a sociedade é dinâmica, plural e heterogênea. Sejamos parceiros da comunidade. Jamais nos deixemos contaminar pelo espírito da indiferença pela dor de quem clama. Nunca sejamos indiferentes a quem sofre. Somos agente da cidadania. Desejo felicidades na caminhada e cumpram a missão que Constituição Federal nos outorgou de defender  ordem jurídica, o regime democrátivo e tornar a sociedade fraterna, justa e solidária”, declarou.

O presidente da APMP, Leonardo Quintans, também lembrou da decisão tomada na gestão do ex-procurador-geral Francisco Seráphico de realizar o concurso em um cenário de dificuldades orçamentárias e sobre a importância dela para a renovação da instituição. Ele também expressou a satisfação pela promoção dos membros e destacou o compromisso deles. Vocês já mostraram compromisso, não só com o Ministério Público, mas com a sociedade paraibana. Parabéns a cada um dos empossados. Que venham os novos colegas para reforçar esse time”.

A promotora Anna Emanuelle, que integrou a comissão do concurso, falou sobre o período de convivência com os empossados e a oportunidade de atestar, já na Corregedoria, o trabalho que eles vêm realizando. “Estou satisfeita de vê-los florescer na carreira, de adentraram a segunda entrância em tão pouco tempo. Desejo o maior sucesso do mundo. Já faz um tempo que estou aqui no MP e só tive alegrias nessa casa”. 

Promotores empossados

7º Promotor de Justiça da Promotoria de Justiça de Sousa - Ana Luiza Braun Ary

1º Promotor de Justiça da Promotoria de Justiça de Piancó - José Antônio Neves Neto

1º Promotor de Justiça da Promotoria de Justiça de Itaporanga - Paulo Ricardo Alencar Maroja Ribeiro

2º Promotor de Justiça da Promotoria de Justiça de Piancó - Bruna Marcela Nóbrega Barbosa Lima

5º Promotor de Justiça da Promotoria de Justiça de Cajazeiras - Filipe Venâncio Côrtes

6º Promotor de Justiça da Promotoria de Justiça de Sousa - Daniel Dal Pont Adriano

Promotor de Justiça da Promotoria de Justiça de São José de Piranhas - Levi Emanuel Monteiro de Sobral

4º Promotor de Justiça da Promotoria de Justiça de Patos - Carlos Davi Lopes Correia Lima

2º Promotor de Justiça da Promotoria de Justiça de Patos - Larissa de França Campos

3º Promotor de Justiça da Promotoria de Justiça de Patos - Eduardo Luiz Cavalcanti Campos




CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */