Acessibilidade  |      

PGJ empossa Herbert Targino como diretor do Ceaf

O procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto, empossou, na manhã desta quinta-feira (27/01), o 10º procurador de Justiça, Herbert Targino, na função de diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público da Paraíba (Ceaf/MPPB). O ato formal contou com a presença dos procuradores de Justiça, Alvaro Gadelha, José Roseno Neto e Francisco Sagres, e dos promotores de Justiça, Rodrigo Nóbrega e Márcio Gondim. Todos ressaltaram a feliz escolha do chefe da instituição e desejaram ao empossado sucesso na condução do órgão ministerial. 

Herbert Targino agradeceu o convite do procurador-geral e destacou sua disponibilidade em contribuir para o crescimento do Ministério Público.  “É um momento de satisfação de poder contribuir com a instituição, no sentido de buscarmos formatar a atividade de pesquisa, capacitação dos membros e servidores da instituição. então, é dentro dessa perspectiva que nós entendemos essa missão e rogamos a Deus que nos ilumine para podermos melhor servir à instituição”, disse o procurador recém-empossado. 

Em excelentes mãos
Assim como os demais presentes, Antônio Hortêncio destacou as qualidades do escolhido para a direção do Ceaf, ressaltando duas delas: o dinamismo e a intimidade com a área acadêmica. O procurador-geral falou da época em que conheceu o empossado e disse que, desde então, sua admiração pela atuação funcional, por seu talento e suas ideias só vem crescendo.  “Não tenho dúvida de que vai dar muito certo. Sei que Herbert saberá dialogar e identificar as necessidades de aprimoramento. O Ceaf está em excelentes mãos. É uma honra tê-lo na equipe. Meus parabéns e agradecimento pela aceitação do convite”, disse, acrescentando que o trabalho seria feito junto à coordenadora do órgão, a promotora de Justiça Anita Bethânia Rocha, que estava ausente por motivo de saúde.

Os melhores caminhos
Já o procurador Alvaro Gadelha, lembrou que a Corregedoria-Geral está à disposição do Ceaf e de toda a instituição para somar esforços. Ele destacou o perfil adequado do empossado para ocupar o cargo, destacando seu talento e sua competência. “Como professor, ele sabe ensinar os melhores caminhos à instituição. No Colégio de Procuradores, sempre trouxe brilhantes colocações que o fizeram estar aqui hoje. Como conhecedor daquilo que ele é daquilo que é necessário para a categoria, tenho consciência que trará ao MP inovações. O Ceaf ganhará e a instituição mais ainda. Conte conosco”, registrou.  

Dignidade e zelo
O 2º subprocurador-geral de Justiça, José Roseno Neto, pontuou que resumiria suas palavras ao que ele tinha falado privativamente ao colega procurador recém-empossado. “Eu dizia a ele: ‘Herbert, está chegando a pessoa certa para conduzir o Ceaf’. Isso porque Herber reuniu a experiência necessária para isso nos vários setores pelos quais ele passou, nos quais mostrou e demonstrou aos integrantes do MP e à sociedade o seu profícuo trabalho. Se fosse para eu fazer uma escolha, seria ele, pela pessoa, pela dignidade e pelo zelo que tem pelo Ministério Público”. 

Fortalecerá a unidade
O procurador de Justiça Francisco Sagres também destacou a importância do Ceaf entre os órgãos ministeriais, ressaltando que Herbert daria o tom esperado no sentido de agregar atribuições que fortaleceria mais ainda a instituição. “Como membro do Ministério Público tenho prazer em ver seus órgãos funcionando em toda a sua plenitude. Tenho certeza que o perfil do novo diretor fortalecerá o Ceaf e a unidade de toda instituição”, disse, parabenizando o colega pela ocupação do cargo. 

Biografia com muitas virtudes
O secretário-geral, Rodrigo Nóbrega, falou da sua satisfação em poder ter lido o termo de posse do procurador Herbert Targino, a quem admira, ressaltando o objetivo principal do Ceaf como órgão auxiliar do MPPB, que é aprimorar intelectual e pessoal dos que integram a instituição, sejam membros ou servidores. Sinto-me imensamente lisonjeado por ter feito a leitura desse termo de posse. A vinda de vossa excelência para cumprir essa missão é motivo de muito júbilo para todos nós. As suas qualidades pessoais, sua ética e seus valores morais representam a biografia com suas muitas virtudes”. 

Espraiando conhecimento
O promotor Márcio Gondim partilhou do sentimento dos demais colegas e citou uma frase espanhol José Ortega y Gasset: “Yo soy yo y mi circunstancia” para introduzir a ideia de que todos podem, com suas escolhas, fazer seus próprios caminhos. “E assim é a vida do procurador Herbert Targino, fazendo suas próprias circunstâncias, estudando, se dedicando e procurando melhorar e não há lugar melhor para espraiar esse conhecimento a todo o MInistério Público, dentro da unidade e da independência funcional, do que no Ceaf, que trará para cada um a linha do conhecimento. Tenho certeza que sua estada no Ceaf será de puro êxito”, disse.

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */