PGJ e CGMP conhecem projeto que deve melhorar sistema de saúde em CG
A Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ) e a Corregedoria-Geral do Ministério Público (CGMP) conheceram, na manhã desta quinta-feira (10/02), o projeto da Prefeitura de Campina Grande que objetiva melhorar o sistema de saúde pública na cidade. A iniciativa — apresentada durante visita institucional dos gestores municipais na sede do Ministério Público da Paraíba — promete acabar com as filas nos serviços, dar mais eficiência e mais transparência aos processos financeiros e de gestão.
O procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto; o corregedor-geral do MP, Alvaro Gadelha Campos, e os promotores de Justiça, Reynaldo Serpa (coordenador do Centro de Apoio Operacional do Patrimônio Público) e Antônio Barroso (que atua na área do patrimônio público em Campina Grande) receberam o prefeito Bruno Cunha Lima e auxiliares da administração municipal, na sala de sessões dos colegiados do MPPB.
Diálogo e controle social
Após conhecer todos os detalhes do projeto da Prefeitura, Antônio Hortêncio parabenizou o gestor municipal pelo esforço em resolver problemas da saúde pública que afligem a população e que acabam desaguando nas promotorias de Justiça. Ele destacou que o MPPB está sempre aberto ao diálogo e disposto a contribuir com todas as iniciativas que tragam retorno social, atuando no que for preciso para melhorar a vida da população.
“Parabenizamos o prefeito e registramos nossa expectativa para que o projeto realmente dê certo e traga os resultados desejados. Esperamos que o novo sistema de informações traga mais eficiência no serviço de saúde, economia de recursos, transparência, dando acesso ao Ministério Público e aos demais órgãos de controle, e que os resultados se concretizem e beneficiem a população de Campina e região”, disse o procurador-geral.
Gargalos e soluções
O prefeito Bruno Cunha Lima agradeceu a recepção dos membros do Ministério Público pela disposição de conhecer o projeto e garantiu que as ferramentas de informações estariam abertas ao MP para que possa acompanhar a gestão dos recursos públicos da saúde, mesmo depois de sua gestão, garantindo que sejam bem destinados. Com a ajuda da sua equipe, o gestor expôs os gargalos atuais do sistema de saúde de Campina Grande e prometeu que, com a execução do projeto já em andamento, conseguirá corrigir as falhas existentes.
Bruno Cunha Lima destacou que com a informatização do sistema de saúde, entre outros resultados, será possível que os usuários marquem consultas por teleagendamento e que recebam medicamentos em casa. Ele também citou que haverá a correção no sistema de regulação, acabando com as atuais filas nos serviços e possibilitando uma nova repactuação de recursos com os municípios da região, que recorrem à Campina Grande, principalmente, para atendimento na média e alta complexidade, nem sempre havendo a compensação devida. De acordo com o prefeito, as principais mudanças estão em andamento, incluindo o cadastramento dos usuários e a qualificação dos servidores, e devem ser efetivados em sua totalidade até o próximo mês de junho.