Acessibilidade  |      

MPPB destina 1.502 itens eletrônicos com responsabilidade ambiental e social

Equipamentos eletrônicos que não serviam mais à instituição foram doados a entidade

A Procuradoria-Geral de Justiça doou, nesta terça-feira (31/05), 1.502 equipamentos eletrônicos ao Instituto de Apoio Social Nossa Casa. São computadores, impressoras, estabilizadores, notebooks e outros materiais que não atendiam mais às necessidades dos processos de trabalho da instituição e que, por meio de chamamento público, despertou o interesse da entidade receptora. A ação visa, dentre outros objetivos, a gestão e descarte responsável de bens, atendendo a critérios ambientais e sociais e a economicidade, implementada pela administração do Ministério Público da Paraíba (MPPB).

Durante a assinatura do termo de doação, o procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto, destacou que a política de descarte de materiais inservíveis deve ser rotina no setor público, principalmente quando a manutenção for economicamente inviável. “Não precisávamos mais desses materiais, mas percebemos que poderiam ser aproveitados por alguma instituição. Parabenizamos à equipe do MP que organizou esse material e à entidade que se dispôs a dar uma destinação social e ambientalmente adequada a ele. Com essa doação, devolveremos o galpão locado, gerando também uma economia à instituição”, disse.

Sustentabilidade
O secretário-geral do MPPB, Rodrigo Marques da Nóbrega, lembrou que o ato se realiza dias antes da ‘semana do meio ambiente’. “A ação responsável de desfazimento tem impacto direto no meio ambiente interno e externo. Trata-se de medida que reestrutura ambientes e dinamiza o descarte de bens, além de contribuir para o desenvolvimento de ações voltadas à sustentabilidade do órgão”, disse.

O presidente da entidade Nossa Casa, João Alexandre Bernardo Aranha, agradeceu ao procurador pelo gesto e garantiu que a instituição usaria os equipamentos de forma a beneficiar o seu público-alvo, que são pessoas com deficiência e em vulnerabilidade social, garantindo também a observância aos cuidados com o meio ambiente. Ele estava acompanhado do diretor financeiro, Paulo Victor Bernardo Aranha. A entidade foi a única inscrita e habilitada de acordo com as regras estabelecidas no Edital 01/2022 – Desfazimento, publicado no Diário Oficial Eletrônico do dia 6 de maio.

Reinstalação de almoxarifado
O diretor Administrativo, Jonatha Vieira, explicou que os desfazimentos formalizados atenderam a todas as regras previstas na Instrução Normativa 01/2020, com separação de itens em lotes, agrupados pela natureza do bem. Esse trabalho foi acompanhado pelo chefe do Departamento de Materiais e Patrimônio (Demap/MPPB), Daniel Guerra, que também estava presente ao ato de assinatura do termo de doação.

Jonatha Vieira explicou também que, paralelamente à organização do material que estava em um depósito em Cabedelo, foi feito um trabalho de organização no almoxarifado do MPPB em Mangabeira. “Esse espaço foi revitalizado pela equipe de manutenção do Departamento de Serviços Gerais (Deseg). O local já está em funcionamento e recebe atualmente as atividades de gestão documental, sob responsabilidade do Demap. Também vai abrigar os móveis que estão no depósito de Cabedelo, de modo que entregaremos o depósito sem a renovação de contrato, o que é mais uma economia de recursos”, disse.

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */