Integrantes e colaboradores do MPPB poderão se vacinar contra influenza na sede da PGJ, nesta quinta-feira
A Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ) e a Associação Paraibana do Ministério Público da Paraíba (APMP) vão disponibilizar, nesta quinta-feira (30/06), a membros, servidores, assessores e colaboradores do Ministério Público da Paraíba (MPPB) a vacina contra a influenza. A vacinação será realizada pela equipe do setor médico no auditório da sede da PGJ, no centro de João Pessoa, das 9h às 15h.
O médico pneumologista do MPPB, Edivaldo Medeiros, explicou que as doses serão fornecidas pela Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa e ressaltou a importância da vacinação para prevenir, sobretudo, a forma grave da gripe e internações pela doença. “A vacina protege bem, mas é importante lembrar que a principal proteção não é contra a doença em si, mas contra a forma grave da doença. Muita gente diz: ‘Tomei a vacina e peguei gripe’. É importante destacar que, se essa pessoa não tivesse tomado a vacina, provavelmente, ela teria sido internada no hospital, poderia ter uma forma mais grave da doença e até ir para a UTI”, esclareceu.
Segundo o especialista, a orientação é que pessoas com febre aguda não tomem a vacina, até que melhorem desse quadro para que não se atribua ao imunizante manifestações da doença. Ele também não recomenda a vacinação simultânea contra influenza e a covid-19, embora não haja, oficialmente, um intervalo técnico para que se tome os imunizantes, com exceção de crianças entre 5 e 11 anos, para as quais é necessário aguardar um intervalo de 15 dias entre a aplicação das doses, independente da ordem. O pneumologista lembra ainda que a vacina contra a influenza é contraindicada a quem tem alergia grave ao ovo de galinha.
Influenza
De acordo com a Fiocruz, a vacina da gripe, administrada anualmente, protege contra o vírus da influenza e contra complicações da doença, com destaque para as pneumonias bacterianas secundárias.
O imunizante é indicado para todas as pessoas maiores de seis meses de idade e desde segunda-feira (27/06), a campanha nacional de vacinação foi ampliada a todos os públicos no município de João Pessoa, seguindo a orientação do Ministério da Saúde.
Foto de arquivo