Hackathon: Integrantes do CNMP conhecem ferramentas do MPPB e acompanham maratona
Integrantes do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) realizaram, nesta quarta-feira (24/08), uma visita institucional para conhecer as ferramentas de gestão, inovação e investigação desenvolvidas pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB). Eles também vão acompanhar o “Hackathon Pandora”, maratona que começa nesta quinta-feira (25/08), com o objetivo de buscar soluções tecnológicas para aprimorar o sistema de investigação criado pelo Núcleo de Gestão do Conhecimento do MPPB (NGC/MPPB).
Participam da comitiva os conselheiros do CNMP, Moacyr Rey Filho (coordenador da Comissão de Planejamento Estratégico-CPE), Paulo Cézar Passos e Angelo Fabiano Farias; o procurador de Justiça José Eduardo Sabo Paes; os procuradores da República, Daniel Azevedo Lobo e Paulo Rubens Carvalho Marques; o membro auxiliar da Corregedoria, Bernardo Maciel Vieira; o membro da CPE, Guilherme André Pacheco Zattar; e os servidores Bruna Damacena e Paulo Célio.
O procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto, deu as boas-vindas e destacou que o MPPB, mesmo sendo uma instituição pequena, tem desenvolvido ferramentas tecnológicas importantes, com muita criatividade e esforço conjunto de todos os integrantes da instituição. Ele ressaltou ainda que o sistemas têm sido compartilhados com Ministérios Públicos de outros estados bem como outros órgãos.
O conselheiro do CNMP, Moacyr Rey Filho, informou que a CPE tem realizado um levantamento de boas práticas que existem nos Ministérios Públicos em todo o país. “Precisamos conhecer melhor o MP nacional e trazer essas boas práticas de forma institucionalizada, conhecida, publicizada entre todos os Ministérios Públicos, seja na área de inovação, seja na área de gestão, seja no planejamento estratégico, para que todos os MPs possam ter acesso a elas trazendo a instituição para um outro nível de compartilhamento”.
{gallery}2022/08-agosto/24-08-2022-visita-cnmp{/gallery}
Na parte da manhã, a comitiva do CNMP teve a oportunidade de conhecer as funcionalidades do sistema MPVirtual bem como o projeto em desenvolvimento para geração de dados sobre a atuação do MPPB.
Participaram a secretária de Planejamento e Gestão do MPPB, Cristiana Vasconcelos; o coordenador do NGC, Octavio Paulo Neto; o presidente da Associação Paraibana do MP (APMP), Leonardo Quintans, além de servidores.
O conselheiro Moacyr Rey Filho afirmou que o MPVirtual é uma dessas ferramentas que foram mapeadas. “O sistema traz soluções próprias que devem ser compartilhadas com outros MPs para que possam incorporar nos seus sistemas. Além disso, pode ser feito um desenvolvimento colaborativo. Às vezes, um MP identifica um problema que existe em outros MPs e o desenvolvimento de soluções pode ser colaborativo”, explicou.
À tarde, os conselheiros do CNMP, membros e servidores do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) puderam conhecer os sistemas Pandora e Ajunta, desenvolvidos respectivamente pelo MPPB e pelo TCE-PB. Também foi ministrada uma palestra pelo pesquisador da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Rafael Velasco, sobre dados abertos.
Os trabalhos foram realizados no auditório da sede da Promotoria de Justiça de João Pessoa, no centro da cidade. Estiveram presentes o procurador-geral de Justiça do MPPB; integrantes do Gaeco; a secretária de Planejamento e Gestão do MPPB, o presidente da Associação Paraibana do Ministério Público, Leonardo Quintans, além de autoridades como o secretário nacional de Justiça, Bruno Andrade Costa, e o presidente do TCE-PB, Fernando Catão.