Acessibilidade  |      

Saúde mental é tema de evento do MPPB que celebra Dia do Ministério Público  

Membros, servidores, estagiários e terceirizados do Ministério Público da Paraíba se reuniram, na manhã desta terça-feira (13/12), para celebrar o Dia do Ministério Público da Paraíba – 14 de dezembro, que é feriado na instituição. O evento – que aconteceu no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, na capital – foi marcado por uma palestra da psicóloga clínica, Janaína Guedes Wanderley; pela mensagem do procurador-geral, Antônio Hortêncio Rocha Neto; e pelas saudações dos presidentes das associações dos membros (APMP) e dos servidores (ASMP), Leonardo Quintans e Aloysio Carneiro, respectivamente, 

Os participantes experimentaram momentos de reflexão, de agradecimentos e também de confraternização com sorteio de brindes e um coquetel. O evento começou com a palestra “Regulação emocional: “ansiedade e seu impacto no cotidiano e nas relações”. A psicóloga Janaína Wanderley levou a plateia a meditar sobre as respostas comportamentais às emoções do dia a dia (medo, amor, tristeza, raiva, alegria, nojo…), enfatizando que elas são inevitáveis ao longo da vida, mas a reação a elas depende de como cada um consegue lidar com elas. 

A palestrante convidou as pessoas a fazer mais uso do “eu observador”, que seria uma forma de olhar os fatos como são, de fora para dentro, entendendo o momento e buscando formas de controlar suas ações, reconhecendo, inclusive, que a ansiedade é uma condição de grande potência que não afeta apenas a mente, mas gera também sintomas fisiológicos, como taquicardia, boca seca, sudorese, tontura, desmaios. 

Janaína Wanderley também chamou a atenção para o perigo da influência social majorada pelas redes sociais e como as pessoas podem se comportar para criar ambientes saudáveis, com uma comunicação assertiva e não violenta, uma escuta ao outro ativa e interessada, empatia, validação das emoções dos outros e procurar motivação no cotidiano, buscando fazer tudo como se nunca tivesse feito antes. Após a preleção, a profissional de psicologia interagiu com o público respondendo aos questionamentos.

Sem ideias fixas
O procurador-geral de Justiça aproveitou o momento de reflexão para agradecer o empenho dos integrantes da instituição e para reforçar a reflexão sobre a resiliência diante das dificuldades, perdas e preocupações dos últimos anos, principalmente, devido à pandemia de covid-19. Antônio Hortêncio disse que a autoavaliação faz parte da sua vida e recomenda a prática, como também a disponibilidade de sempre aprender e, quando for necessário, mudar. “Não podemos ter ideias fixas. O dia de amanhã pode ser melhor, mas depende do que estamos dispostos a fazer para isso”, disse. 

O chefe do MPPB também ressaltou a data importante para a instituição, 14 de dezembro, o Dia do Ministério Público, uma instituição feita de pessoas que lidam com problemas graves, que exercem atividades profissionais árduas e que são cobradas para serem produtivas, darem respostas qualificadas e rápidas à sociedade. Antônio Hortêncio disse que a missão é gratificante, mas que os integrantes do MPPB não devem agir como se fossem máquinas. “Somos humanos”, disse, ressaltando que não é possível ter ambientes laborais e relações pessoais e de trabalho saudáveis sem investir em humanização e desejando um 2023 de prosperidade a todas as pessoas que fazem a instituição. 

Cuidando das pessoas
O presidente da APMP, Leonardo Quintans, saudou os participantes, parabenizando aos idealizadores do evento. Ele destacou que fim de ano é um momento de renascimento, de reflexão profissional, pessoal e institucional. Ele falou de como a pandemia mudou as relações e como a instituição ainda busca o modelo ideal de trabalho, após essas mudanças. O promotor de Justiça também disse que o momento e o tema eram oportunos e devem ser ainda mais trabalhados. “Que nós que cuidamos da sociedade, possamos ampliar ainda mais os cuidados com as pessoas que fazem a instituição, até para podermos melhorar a prestação de serviços à sociedade”, disse, enfatizando a importância da saúde mental. 

Necessário e inclusivo
Aloysio Carneiro, presidente da Associação dos Servidores do Ministério Público (ASMP), que também foi parceira da PGJ, juntamente com a APMP para a realização do evento, disse que “há muito não se tinha um momento tão gratificante e inclusivo”, com servidores, terceirizados e membros da instituição refletindo sobre um tema tão necessário. Sobre a palestra, ele ressaltou, inclusive, que o tema tem ganhado visibilidade no Ministério Público brasileiro, por meio de uma política de atenção à saúde mental defendida pelo CNMP. Aloysio Carneiro parabenizou a todos pelo desempenho em mais um ano e à gestão pela idealização do evento. 

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */