Procurador-geral dá posse a cinco promotores de Justiça na 3ª entrância
O procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto, deu posse, na manhã desta sexta-feira (24/03), aos promotores de Justiça Alexandre José Irineu, Manoel Pereira de Alencar, Paula da Silva Camillo Amorim, Edivane Saraiva de Sousa, e Caroline Freire Monteiro da Franca, respectivamente, nos cargos de 2º, 4º e 7º promotores de Justiça de Sousa, 8º promotor de Justiça de Patos e 3º promotor de Justiça de Catolé do Rocha. Os cinco membros do Ministério Público da Paraíba foram promovidos para a 3ª entrância na última sessão do Conselho Superior do MP, realizada na última terça-feira (21/03)
Os termos de posse foram lidos pelo secretário-geral em exercício, Rodrigo Pires de Sá. participaram da solenidade o corregedor-geral do MPPB, José Roseno Neto; o ouvidor do MPPB, Aristóteles Santana; a subcorregedora, Marilene Carvalho; a 1ª subprocuradora, Vasti Cléa Lopes; o 2º subprocurador, Francisco Lavor; o procurador João Geraldo Barbosa;o presidente da Associação Paraibana do Ministério Público, promotor Leonardo Quintans; os promotores Amadeus Lopes, Manoel Cacimiro Neto, José Guilherme Lemos, Ricardo Alex Lins e Reynaldo Serpa, servidores da instituição e familiares dos empossados.
O procurador-geral enfatizou que o dia era histórico destacando que, com essas cinco promoções, sua gestão atinge a marca de 18 promoções para a 3ª entrância e que isso foi possível em razão da adoção de várias medidas, como os programas de aposentadoria incentivada, as elevações de oito promotorias para a 3ª entrância e a busca constante por julgamentos cada vez mais céleres dos editais de remoção e promoção. “A carreira do MPPB estava engessada e com o enfrentamento de algumas questões e adoção certas medidas, foi possível efetivar todas essas promoções e outras mais que se seguirão a estas, em no mínimo mais dez”.
O PGJ também destacou o simbolismo da posse dos cinco promotores. “Irineu e Pereira pela grande representatividade que têm no sertão paraibano. Fizeram carreira no naquela região e lá continuaram. Também há uma simbolismo enorme na promoção de Paula, Edivane e Carol, porque são mais três mulheres promovidas para a 3ª entrância. São três promotoras guerreiras, trabalhadoras, competentes e que brilharam por onde passaram”.
Empossados
O promotor Alexandre Irineu agradeceu a Deus pelos momentos proporcionados e às pessoas que fizeram parte de sua história. Também expressou seu desejo de chegar até o fim da carreira, lutando e vencendo cada etapa. “Ser Ministério Público para mim é ser soldado, ser integrante de uma instituição que busca aplicar a lei e alcançar cada pessoa menos favorecida para que tenha o seu direito garantido”.
O promotor Manoel Pereira falou sobre a alegria do momento e agradeceu a Deus por ser Ministério Público, bem como de sua luta, desde 2007, pela elevação da promotoria. “Fizemos uma opção pelo sertão e somos felizes defendendo o Ministério Público, morando lá, apresentando para a sociedade essa instituição de pessoas valorosas. Vencemos mais uma etapa e que o Pai Celestial nos ilumine”, complementou.
A promotora Paula Camillo destacou a felicidade de estar ao lado de colegas valorosos, o que dá ânimo para continuar e homenageou os promotores de seu concurso. “Somos as primeiras do concurso, eu e Carol, a chegar à 3ª entrância. Estamos muito felizes, vamos ser a porta de entrada dos colegas para a 3ª entrância. Todo o dia temos que dar o melhor, melhorar como pessoa e profissional”, disse a promotora agradecendo a Deus, aos familiares e à administração pela visão institucional.
A promotora Edivane Saraiva agradeceu a Deus por ser promotora, por fazer parte da família ministerial e afirmou que chegou ao MPPB por meio do irmão, o promotor Wildes Saraiva, já falecido. “Sigo os passos dele com muita dedicação. Estou há sete anos na minha cidade natal, Guarabira, e sou respeitada como cidadã, como irmã da terra e como autoridade. Prometo continuar fazendo o trabalho com a mesma força, vigor e responsabilidade”, disse a promotora que também agradeceu à administração pela elevação das promotorias.
A promotora Caroline Freire falou que a sensação que estava sentindo era a mesma do dia da posse como promotora. "A cada dia que Deus nos oportuniza temos o dever de fazer mais. É uma felicidade imensa estar aqui hoje. Eu tenho um orgulho imensurável de ser promotora e vou me doar da melhor forma possível”, afirmou, ressaltando a coragem e ousadia da administração para fazer a elevação das promotorias.
Mais discursos
O corregedor-geral, José Roseno, também ressaltou o momento histórico e que o procurador-geral está deixando uma marca na instituição que nunca será esquecida. Ele também falou sobre a luta e o trabalho realizado pelos promotores Alexandre Irineu e Manoel Pereira no sertão, bem como do trabalho e qualidades das promotoras Paula Camillo, Edivane Saraiva e Caroline Freire.
O ouvidor Aristóteles também expressou que o dia da posse foi histórico e falou sobre a luta para elevação das promotorias. “Hoje é a coroação dessa luta. Em um único ato se promovem cinco colegas para ocupação de promotorias de 3ª entrância em cidades do sertão. Esse é um dia que jamais será esquecido, é um marco de uma mudança muito grande na instituição que está promovendo uma mobilidade mais rápida e oxigenação na carreira”.
O presidente da APMP, Leonardo Quintans, falou que a posse era um especial por diversas razões. “Pelo momento institucional histórico, pela luta dos promotores Alexandre Irineu e Manoel Pereira vendo necessidade que a região do sertão tem do Ministério Público e pelas pessoas que estão tomando posse. Tenho com cada uma um carinho, admiração, uma história pessoal e profissional que me deixa mais feliz e satisfeito”.
A subcorregedora Marilene Carvalho declarou que é um privilégio chegar a 3ª entrância e continuar em contato com o povo, que faz diferença a atuação do promotor conhecendo cada pessoa e a hipossuficiência das pessoas. Ela falou sobre o privilégio de ter votado pela elevação das promotorias.
A 1ª subprocuradora, Vasti Cléa Lopes, também qualificou a posse como um momento histórico, apontando que ela é resultado de um processo que envolveu muito diálogo, coragem e resiliência. “É um dia de congratulação para a instituição. Que essa promoção tão sonhada sirva de inspiração, estímulo, e gás. Que vocês coloquem os esforços em prol de uma sociedade mais justa e igualitária, que os hipossuficientes tenham voz através do trabalho de vocês. Tenho certeza de que é esse o espírito que inspira a cada um”.
O procurador João Geraldo parabenizou a todo os empossados e falou sobre o trabalho realizado por ele. “Nunca se esqueçam de agradecer a Deus. Ele é o motor do tempo que permitiu o reconhecimento e valor de vocês. Todos estão chegando na hora certa, porque estão chegando no tempo dele. Contem comigo para o que precisar”.