Acessibilidade  |      

PGJ inicia ambientação dos novos membros do Ministério Público da Paraíba

A Procuradoria-Geral de Justiça deu início, nessa terça-feira (04/04), ao processo de ambientação dos novos promotores de Justiça do Ministério Público da Paraíba. Nesse primeiro dia, houve apresentação da própria PGJ e de órgãos ligados a ela (Subprocuradorias-Gerais, CCrimp, Seplag, Assessoria Técnica e Ceaf), da Ouvidoria e da Corregedoria-Geral. Até o próximo dia 14, haverá vários momentos de contato dos recém-empossados com outros órgãos e setores, bem como treinamento para uso de sistemas e repasse de outras informações relacionadas à atuação ministerial. No dia 17, eles assumirão as promotorias de Justiça para as quais serão designados, no interior do Estado.

O momento de acolhimento foi aberto pelo procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto, ao lado dos promotores de Justiça, Tarcísio Bonfim, 1º vice-presidente da Associação Nacional do Ministério Público (Conamp); Leonardo Quintans, presidente da Associação Paraibana (APMP); Dulcerita Alves, ouvidoria das Mulheres; Eduardo Torres, secretário interino de Planejamento e Gestão e coordenador da Comissão de Combate aos Crimes de Responsabilidade e à Improbidade Administrativa (Ccrimp); e Rodrigo Pires, membro da Assessoria Técnica.

O evento foi destinado aos novos promotores substitutos: Ellen Cristina Veras de Araujo, Rafael Garcia Teixeira, Patricia Napoleao de Oliveira, Vanessa Bernucci Pistelli, Nathalia Ferreira Cortez, Charles Duanne Casimiro de Oliveira, Wander Diogenes de Souza, Ernani Neves Rezende, Yuri Givago Araujo Rodrigues e Maria Eduarda Carvalho Nepomuceno. Eles formam a terceira turma (vinte já tomaram posse, em dois momentos distintos) de empossados que foram aprovados no XV Concurso para Promotor de Justiça Substituto, homologado em 21 de junho de 2021.

Um desconforto natural
O procurador-geral, Antônio Hortêncio, falou do funcionamento da instituição, apresentando os membros que o acompanharam nessas boas-vindas, os diretores, os chefes de setores e os assessores do órgão ministerial. Ele ressaltou o trabalho conjunto realizado da Conamp e da APMP e garantiu aos novos membros que eles não estariam sozinhos; que as dificuldades no primeiro momento são naturais, mas que podiam contar com o apoio da administração superior e de cada um de seus órgãos e setores.

“Estamos aqui para que se sintam o mais confortável possível dentro do desconforto natural que todo início tem. Estamos felizes pela chegada de vocês, porque nosso quadro nunca esteve tão bem preenchido como hoje, e temos uma prestação melhor do nosso serviço, com o nosso povo sendo mais bem atendido”, ressaltou, lembrando que, em sua passagem como chefe do MPPB, tem buscando sempre as melhores soluções olhando, primeiramente, para as pessoas.

Força e parceria
O representante da Conamp, Tarcísio Bonfim, promotor de Justiça em São Luís-MA, saudou os presentes e, especialmente, os novos membros, ressaltando a força do Ministério Público da Paraíba. “Sempre que estou em João Pessoa, sinto-me em casa. A vocês (novos membros) digo que todos nós tivemos pedras no caminho e vocês também terão, mas com inteligência, resiliência, capacidade interna e fé terão possibilidade de contribuir para melhorar a realidade social dos cidadãos da Paraíba. O MPPB é uma instituição forte e acreditada, uma das mais fortes deste país”, ressaltou.

O promotor Leonardo Quintans, como os demais, ressaltou as dificuldades e os aprendizados ao longo da carreira, mas que podiam contar com a parceria de todos os que fazem a instituição. Ele parabenizou o procurador-geral pelo programa de ambientação dos novos membros, como um avanço da instituição, e aos recém-empossados por terem conseguido chegar àquele momento. O presidente da APMP disse que os novatos podem contar com a APMP e com os órgãos e setores da instituição. “Todo começo é difícil. Conheçam as pessoas, consultem-nas quando tiverem dúvidas e precisarem. Desejo a todos, sorte e sucesso nessa caminhada”, afirmou.

Esforço e emoção
O promotor Rodrigo Pires, que participou da comissão organizadora do XV Concurso Público, no qual os novos membros foram aprovados, relembrou como foi difícil a seleção, ressaltando que o esforço deles foi recompensado. Ele falou sobre o funcionamento da Assessoria Técnica, mas disse que sua contribuição não estava restrita aos assuntos desse órgão, pois já tinha tempo de instituição e experiência em várias funções. “Sinto muita alegria em reencontrá-los. Agora, com o semblante mais tranquilo do que naquele momento da seleção, no qual precisamos realmente exigir muito de todos. Não tenho dúvida de que terão sucesso. Não se sintam inibidos de conversar conosco. Procuraremos juntos soluções e caminhos menos tormentosos”, disse.

Eduardo Torres, que está interinamente como secretário da Seplag e é coordenador da CCrimp, saudou a todos e destacou o trabalho dos servidores que, conforme avaliou, impulsiona as ações do MPPB. Ele lembrou a posse dos promotores, que ocorreu no dia anterior. Torres disse que ficou muito emocionado ao ver o filho, uma criança, de um dos empossados vibrar com o momento de posse do pai na solenidade. “Passa um filme na nossa cabeça, foi um momento de verdadeira alegria e emoção”, disse, falando, em seguida, sobre o funcionamento da Seplag e da Ccrimp e complementando: “Estamos à disposição para ajudá-los e servi-los".

‘Marketing’ de projetos
Na parte da manhã, a última a falar foi a ouvidora das Mulheres, Dulcerita Alves, que destacou a importância daquele momento de acolhimento dos novos colegas. Ela falou sobre a Ouvidoria das Mulheres, criada para preencher uma lacuna decorrente da necessidade de a instituição avançar em relação aos direitos femininos e garantir o atendimento especializado a mulheres, principalmente, a vítimas de violência.

Ela, que atua hoje na área criminal, foi apontada pelos colegas como uma referência em matéria de violência doméstica, área na qual serviu durante muitos anos, e em assuntos relacionados a direitos LGBTQI+, gênero e igualdade racial. “Costumo dizer que saí da violência doméstica, mas ela não saiu de mim. Portanto, vou aproveitar para fazer o 'marketing' de dois projetos não estratégicos dos quais estou à frente: o Refletir e o Florescer, que buscam auxiliar homens e mulheres a romper o ciclo da violência. Adiram!”, recomendou.

Apresentação de setores
Ainda pela manhã, o procurador-geral falou sobre o funcionamento administrativo do MPPB e chamou os servidores com cargos de chefia para uma rápida apresentação de seus setores. Estavam presentes os diretores Ricardo Acioli (Diretoria de Apoio Funcional - Diafu), Jonatha Vieira (Diretoria de Administração), Vinícius Cesário (Planejamento e Gestão), Ubirajara Lucena (Finanças) e Viviane de Queiroz Leal (Tecnologia da Informação); a chefe do Departamento de Recursos Humanos, Keyla Kolaço; e os assessores Andréa Batista (Imprensa), Aldo Schueler (Cerimonial), Werton Leite Lima (Militar) e Raísa Melo (Planejamento e Gestão).

O programa de ambientação seguiu com atividades à tarde, no auditório da Promotoria de Justiça de João Pessoa. 

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */